Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9902acdr.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 9/2/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 09:17:34
Edutainment brasileiro já é negócio da China 

Programa desenvolvido no Brasil vai ensinar inglês a crianças chinesas

Prova maior do desenvolvimento que os programas brasileiros de edutainment (que aliam educação a entretenimento) vêm experimentando, o CD-ROM English Works Jr., criado no Brasil pela MicroPower, está sendo localizado (adaptado) para o idioma chinês. A produtora fechou contrato no semestre passado (segundo semestre de 1998) que prevê a venda de dez mil cópias do programa nos primeiros 12 meses. A empresa chinesa responsável pela distribuição do produto é a Beijing Rong Tai Science & Technology, que também contratou as formas de pagamento de royalties para a desenvolvedora brasileira.

Através de animações, figuras, jogos, dicionário eletrônico, tradutor de textos e muita diversão, o programa tem a proposta de servir de apoio e incentivo para as crianças falarem inglês, no Brasil ou na China. Não é portanto um curso de inglês, a idéia do programa é permitir que as crianças treinem o inglês através de situações de seu cotidiano, que elas irão encontrar no programa. Para isso, os protagonistas que se apresentam no CD-ROM durante a navegação são exatamente uma família que, de acordo com a escolha do usuário, irá ensiná-lo a falar inglês.

Assim, a criança poderá treinar sua escrita e audição: o programa possui um sintetizador de voz de última geração que reproduzirá o que aparecer escrito na tela. As vozes desse sintetizador poderão ser selecionadas de acordo com o personagem escolhido pela criança, ou seja, ela poderá optar por ouvir as palavras pronunciadas em inglês pela garota Sarah, pela professora Miss Jenifer ou por um engraçado extraterrestre, Pucky.

O programa possui três dicionários distintos: o de figuras, que contém 21 cenários e mais de 200 objetos que ajudam a criança a enriquecer o vocabulário (através do reconhecimento de imagens do universo infantil); o de inglês, permitindo ao usuário mirim a tradução rápida de mais de 5 mil verbetes, incluindo exemplos de utilização gramatical; e o dicionário de situações, que visa ensinar inglês através de divertidas animações que retratam o dia-a-dia dos pequeninos.

Na China, o English Works Júnior é vendido pelo preço médio de US$ 45, enquanto a versão original feita para os brasileiros pode ser encontrada nas lojas especializadas pelo preço sugerido de R$ 39,00 - uma opção a considerar para a próxima volta às aulas. O programa requer no mínimo PC 486, 8 MB de RAM, 9 MB livres no disco rígido, leitor de CD-ROM 4x, placa de som, monitor SVGA, Windows 3.x ou Windows-95.