Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812emp3.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 29/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:53:35
MÚSICA DIGITAL 
Diamond lança player portátil para MP3 

Rio PMP300 vem causando polêmica com as gravadoras

Revolucionando o mercado de música na Internet, e causando polêmica com as gravadoras (que temem a possibilidade do uso do sistema para piratear seus CDs de música), a empresa norte-americana Diamond Multimedia lançou no dia 20 (N.E.: de 12/1998) o Rio PMP300, um aparelho de áudio digital que armazena e reproduz até 60 minutos de música com qualidade digital. O produto é baseado na tecnologia de memória flash e no mais popular formato de áudio da Internet, a compressão MP3.

Interligado ao computador apenas no momento de receber os arquivos MP3, o Rio PMB300 funciona com a ajuda de um cartão de memória e, por não ter partes móveis, o produto garante uma reprodução de áudio sem saltos, mesmo quando sujeito a vibrações e grande movimentação, como durante atividades esportivas. Outra vantagem é que o aparelho funciona com apenas uma pilha alcalina comum e propicia contínua reprodução de áudio durante 12 horas.

O Rio PMP300 inclui o software Jukebox MP3, licenciado pela MusicMatch Corporation e xing Technology Corporation: é um compressor de som que oferece qualidade de áudio próxima à original. Com ele, o usuário pode carregar a música que quiser da Internet e gravá-la em seu disco rígido para montar fitas, MDs ou CD-Rs, inclusive com mixagens personalizadas. Depois, tudo o que foi gravado poderá ser ouvido no Rio PMP300. Se enjoar das músicas, o usuário poderá regravá-las no aparelho da Diamond quantas vezes quiser.

"Com a proliferação das músicas na Internet e a especialização da Diamond em dispositivos de entretenimento específicos para PCs, o Rio PMP300 foi um desenvolvimento natural da premiada linha de periféricos para PCs da companhia", afirma Renato Iwersen, diretor para a América Latina e Ásia da Diamond Multimedia. "O maior obstáculo para uma maior aceitação de áudio e música digital vinha sendo a ausência de aparelhos que garantissem portabilidade, e o Rio PMP300 veio resolver esta questão".

Design exclusivo – O aparelho tem tamanho compacto (8,7 x 6,2 x 1,6 cm) e pesa somente cerca de 67 gramas, o que faz dele um aparelho realmente portátil. Inclui placa de memória flash de 32 MB para até 60 minutos de reprodução de música com qualidade digital e até 16 horas de reprodução de áudio com qualidade de voz, possibilitando que os usuários transfiram conteúdo de áudio baseado em voz, no formato MP3, tais como livros e transmissão de notícias, entre outros.

Para reproduzir música da Internet, os usuários simplesmente transferem conteúdo de áudio da rede utilizando um modem ou um CD de música carregado para o drive de CD-ROM do computador. O Jukebox MP3 automaticamente comprime arquivos de áudio, deixando-os dez vezes menores que o tamanho original e mantendo total qualidade. A interface simples do software, no estilo arrastar-e-soltar, habilita os usuários a personalizar coleções de músicas e arquivá-las de forma organizada no computador. Através do conector de porta paralela que vem com o Rio PMP300, os arquivos de áudio MP3 são facilmente transferidos para o equipamento e ficam prontos para serem ouvidos.

O novo produto da Diamond oferece versatilidade e funcionalidade avançada, compatíveis com os dispositivos de áudio de alta qualidade. Apresenta opções de efeitos sonoros de grande qualidade, como os característicos de estilos como jazz, música clássica e rock, e uma diversidade de modos de reprodução, com os modos Repeat One (repetir trilha um), Random (aleatório), Repeat A-B (repetir A-B), Repeat All (repetir tudo) e Intro.

O Rio PMP300 é fornecido com fones de ouvido, um cabo de 15 pinos, um adaptador de porta paralela, uma bateria AA 1,5 V e os softwares Jukebox MP3, para conversão e arquivamento em CDs, e reprodução de CDs a partir dos sites MP3.com e GoodNoise, que contêm mais de 100 canções MP3 disponíveis gratuitamente. 

Formato cresce – Estimativas apontam o MP3 como o mais popular formato de áudio na Internet. Isso, em grande parte, graças aos seus algoritmos de compressão padrão não proprietários e à sua excelente qualidade de som. O site MP3, que é o maior com conteúdo MP3 licenciado, calcula que sua base de usuários tenha mais do que três milhões de pessoas.

De acordo com o relatório A Indústria da Música e a Internet, da Jupiter Communications, publicado em julho, as vendas on-line nos EUA de músicas pré-gravadas irão aumentar para mais de US$ 1,4 bilhões até o ano 2002, comparadas com apenas US$ 88 milhões em 1998. 

"Este salto significativo representa uma enorme oportunidade para os aparelhos de reprodução de música portáteis, como o Rio", diz o diretor da Diamond. A empresa já anunciou o estebelecimento de parcerias estratégicas com a MusicMatch e a Xing, para fornecer tecnologia de codificação e conversão de CDs para o formato MP3, e também com a MP3.com e a GoodNoise, visando o fornecimento de conteúdo MP3 licenciado para uso com o Rio PMP300.

"Até hoje, a música na Internet vinha sendo, basicamente, uma experiência realizada por meio de computadores", relata Gene Hoffman Jr., presidente e CEO da GoodNoise Corporation. "O lançamento do Rio PMP300 e o bom relacionamento da GoodNoise com artistas e gravadoras vão resultar em uma experiência para o usuário final que irá muito além dos PCs e da Internet", acrescenta.