Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812duni.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 22/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:53:25
Estudantes criam softwares para uso em Odontologia e Educação Física 

Trabalhos visam aplicar os conhecimentos obtidos em aula

Programas de computador (em versão beta-teste) para uso em consultórios odontológicos e em academias de ginástica, elaborados por alunos do 2o ano do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram apresentados este mês (N.E.: 12/1998) no Laboratório de Informática daquela universidade. Os trabalhos foram coordenados pela professora Dorotéa Vilanova Garcia, responsável pela disciplina Técnicas de Programação.

Segundo os alunos que desenvolveram esses projetos, o objetivo inicial era aplicar na criação dos programas a experiência obtida em aula, com trabalhos práticos, envolvendo a pesquisa das necessidades naquelas atividades, o funcionamento de softwares do gênero encontráveis no mercado e os recursos que poderiam ser incluídos para diferenciar seu produto dos demais, criando assim um futuro nicho de mercado. Os programas foram desenvolvidos em Paradox e Delphi, rodando em ambiente Windows, e estão ainda na fase inicial, pois os estudantes tiveram apenas um mês para o desenvolvimento das idéias.

Acadministrator – Criado pelos alunos Letícia Gazal, Paulo Renato e Leandro Roldão, o Acadministrator visa atender as necessidades de uma academia de ginástica ou dança, controlando os horários de funcionamento, as salas disponíveis e preparadas para cada atividade (artes marciais, dança, musculação etc.) e sua lotação, cadastro de alunos e professores, controle de acesso vinculado com a cobrança etc.

Agora, os alunos estão desenvolvendo os controles internos para impedir a execução de comandos impróprios (usar uma sala indisponível, por exemplo), e futuramente os alunos planejam incluir facilidades como identificação por código de barras (possibilitando sua impressão nas carteiras de identificação dos usuários da academia).

Odontosoft – Os alunos Thiago Ferauche, Guilherme Kolbi Alves e Flávio Rossi se encarregaram do programa para controle de um consultório odontológico, que incluísse agendamento, cadastro de pacientes com localização rápida, acompanhamento do tratamento dos pacientes, cadastro do dentista, preparo e impressão de recibos etc. Agora, o Odontosoft está sendo incrementado com a opção de prescrição (receita), permitindo pré-visualizar a impressão, e futuramente será incluído o controle financeiro do consultório, além de ser ampliada a interação entre os diversos módulos.