Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812dqe1.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 22/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/00 11:05:14
DESENHO
Santista cria biblioteca de imagens CAD 

CDs permitem agilizar projetos em computador

A vantagem de ter uma porta, uma janela, uma planta de jardim, uma tubulação ou um circuito elétrico prontos a um clique de mouse, obtendo-se assim uma considerável economia de tempo para desenhá-los e incluí-los num projeto de desenho auxiliado pelo computador (CAD) já está disponível em Santos: o especialista Giovanni Archidiacono já desenvolveu mais de 1.500 desenhos de tubulação, mecânica, instrumentação elétrica, estruturas metálicas e de elementos usados em projetos arquitetônicos (portas, janelas, telhados, móveis, plantas de jardim, chafarizes etc.), e está iniciando a comercialização do material, com baixo custo, entre os usuários de programas CAD.

Ele explica que os programas são feitos em AutoCAD básico, de forma a poderem ser utilizados em Microstation, 3D Studio e outros programas do gênero. Uma das vantagens básicas sobre outras bibliotecas de imagens CAD é o uso de elementos presentes no cotidiano brasileiro, como no caso dos tipos de janelas utilizados em nosso país, já que as bibliotecas importadas geralmente apresentam-nas em padrões norte-americanos, pouco utilizados por aqui.

Outra vantagem é que os desenhos estão estruturados sobre "folhas de papel eletrônicas" de formato A4 até A0, reproduzindo os arquivos em papel que hoje fazem parte dos arquivos das empresas. Essa estrutura facilita a realização do trabalho em escala, mesmo porque o programa permite copiar parte do desenho e repeti-lo em outra posição (processo de selecionar, arrastar e soltar com o mouse), como quando se quer aumentar uma janela, conservando todos os atributos. Pode-se ainda clicar num bloco do desenho e obter uma tela de atributos com as informações detalhadas sobre a imagem.

Detalhes – Todos os desenhos seguem as normas ABNT e possuem grande detalhamento, não são como alguns que, quando ampliados, permitem observar que as linhas não se encontram. No desenho de tubulações, geralmente é feita uma linha. Já o trabalho de Giovanni utiliza duas linhas, dando a idéia de volume, e garantindo assim que os encaixes serão perfeitos na prática, quando da realização das obras.

Enquanto os livros de programação ensinam que um ícone em menu suspenso na barra de ferramentas, na tela do AutoCAD, representa um só desenho, Giovanni cria uma caixa de diálogo com 20 "slides" para escolha sob esse mesmo ícone, e sem sobrecarregar o programa, pois os desenhos completos permanecem no CD (ou num diretório do disco rígido). Os discos de Arquitetura e Eletricidade têm 200 imagens cada um, e os demais chegam a ter 500 desenhos cada um (os próximos a serem concluídos serão de Estruturas Metálicas e Instrumentação Elétrica).