Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9811dkdk.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:50:29
EM ÓRBITA
Kodak mostra imagens da missão espacial obtidas com câmera digital 

Internautas podem solicitar cópias coloridas de alta qualidade

Mais de uma centena de imagens históricas e atuais relativas à volta do astronauta John Glenn ao espaço no início deste mês pode ser vista em vários endereços na Internet, como Shuttle, Earthpics e também em NasaPhotos. Isso foi possibilitado por um convênio entre a Kodak e a agência espacial norte-americana Nasa, pelo qual a tripulação STS-95 do ônibus espacial Discover levou em sua missão orbital uma câmera Kodak Professional DCS460, do tipo digital.

O equipamento foi adaptado para capturar momentos críticos da missão e imagens imponentes da Terra, que foram retransferidas para o Centro Espacial Johnson, onde os técnicos disponibilizaram as imagens para o público via Internet. Os visitantes desses sites podem acessar as imagens, escolher a foto preferida, selecionar o tamanho e solicitar uma cópia colorida com alta qualidade digital. 

Além das fotos da missão, o site da Kodak está oferecendo cópias coloridas das fotos tiradas pelos astronautas em missões espaciais anteriores, incluindo a de John Glenn em 1962.

Parceria – "A Kodak está orgulhosa em participar da missão STS-95 e registrar o histórico retorno espacial do senador John Glenn", disse George Fisher, chairman e CEO da Eastman Kodak Company. "Desde o início do programa espacial norte-americano, a engenharia, os produtos e os serviços da Kodak estão envolvidos. Estamos honrados em trabalhar com a Nasa e por trazer estas fotos marcantes da missão STS-95 para o público".

Além de fornecer as fotos da missão, a empresa está patrocinando a história do retorno de John Glenn ao espaço, apresentada no seu site. A história, "Space Snapshots", trata do retorno ao espaço desse astronauta que se tornou em 1962 o primeiro norte-americano a entrar em órbita, e na viagem deste mês participou de estudos sobre o envelhecimento.

A matriz da Kodak está sediada em Rochester, no estado norte-americano de Nova Iorque, e participa do programa espacial estadunidense há mais de 30 anos. As contribuições da empresa para o programa incluem câmeras feitas para a órbita lunar e as missões Apollo, o espelho do telescópio espacial Hubble, os olhos do Mars Pathfinder Rover (na missão a Marte), a câmera digital Ikonos 1 e o sistema telescópico desenvolvido para o Observatório Raios-X na nova base espacial da Nasa, a AXAF.