Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano96/9608bifl.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 13 de agosto de 1996
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 11/27/00 03:21:02
INFORMÁTICA FÁCIL: Ligue seu micro com o mundo... (27) Cresce o uso dos Newsgroups, os Grupos de Informações

Fábio de Oliveira (*)
colaborador

O Newsgroups é um dos serviços mais utilizados, principalmente nos Estados Unidos, e tende a crescer bastante para os usuários brasileiros, pois é a possibilidade de discussão de um assunto de interesse com outras pessoas de todo o mundo.

Network News Transfer Protocol (NNTP) é o protocolo utilizado pela Usenet para transmissão de artigos de News. Hoje, existem cerca de cem mil máquinas que formam o backbone (N.E.: ponto de conexão) de Usenet News, e mais e mais são adicionadas a cada dia.

O funcionamento do sistema de News é bem parecido como sistema de e-mail, ou seja, temos um agente responsável pela interação por um lado com o usuário e por outro com um responsável pelo transporte.

Para todos os efeitos, pode-se considerar que um artigo de News é o mesmo que uma mensagem de e-mail, porém não é direcionado a um único usuário, mas sim a uma classe de usuários.

Dois modos - Pode-se conseguir uma coneção NNTP de duas maneiras: individual (cliente) ou como um servidor. A maneira mais comum, porém menos efetiva, é a conexão individual, onde cada usuário acessa um servidor NNTP remoto e dele recebe as mensagens (artigos). A segunda maneira é a utilização de um servidor de News Local. No Brasil, e mesmo no exterior, esta opção está concentrada ainda basicamente nas universidades. São poucos os provedores que mantêm este serviço no Brasil.

Para a primeira opção de conexão, existem diversos programas que acessam Newsgroups. Eles geralmente são de fácil configuração e uso: o próprio Netscape 2.0 já possui o serviço de News embutido, bastando ao usuário configurar para qual servidor ele quer ir.

Para que se possa fazer uso de um servidor local, faz-se necessária a obtenção de um newsfeed, uma alimentação de NNTP. Essa alimentação pode ser obtida de alguma rede vizinha que esteja disposta a oferecer o serviço. No Brasil, geralmente quem fornece este serviço de alimentação contínua aos provedores, com um custo mensal, é a Embratel.

Etiqueta - A Usenet, assim como todos os outros serviços na Internet, segue certa etiqueta, que deve ser respeitada para que se evite futuros aborrecimentos e complicações, como, por exemplo, ninguém mais no grupo responder a suas mensagens ou mesmo cortar seu acesso àquele servidor específico.
Alguns pontos importantes, que devem ser observados, são:

Evitar xingamentos;
Nunca dar um follow-up (N.E.: repetição do texto) de uma mensagem inteira apenas para escrever na última linha “apoiado”, “isso mesmo”, “legal”. Lembre-se de que há pessoas que pagam por mensagem lida.
Manter a assinatura eletrônica em menos de seis linhas.
Não fazer uso do programa para fins comerciais (venda, marketing etc.).

Recentemente, um usuário santista de Newsgroups foi advertido pela Embratel e teve sua assinatura cancelada por tentar formar uma corrente de dinheiro tipo pirâmide, num servidor norte-americano de newsgroups. O órgão controlador Internic recebeu mensagens de usuários reclamando do problema e manteve contato com a Embratel, que por sua vez advertiu o provedor. Caso não tomassem providências, o próprio provedor ou a Embratel seriam excluídos.

Divisão - Os grupos de informações são divididos em certas classes, formando uma hierarquia, sendo constituídos por palavras separadas por pontos. Cada um dos pontos separa um nível de hierarquia, porém de maneira extremamente informal.

Os primeiros níveis da árvore de News são tradicionais:

alt - são grupos alternativos.
soc - grupos de caráter social, como soc.culture.brazil, que discute aspectos da cultura brasileira.
rec - grupos recreativos, que tratam de esportes, hobbies, artes em geral.
sci - grupos científicos.
comp - grupo de computação, discute diversos assuntos relacionados à informática, desde hardware até software, passando por multimídia, entre outros.

Alguns exemplos: comp pode ter como subdivisão hierárquica sys (comp.sys) ou lang (comp.lang). Sys pode ter a subdivisão dcom (comp.sys.dcom). Lang pode ter subdivisões como windows (comp.lang.windows) ou ms-dos (comp.lang.ms-dos). O grupo científico sci pode ter a divisão med (sci.med), por sua vez subdividido em dentistry (sci.med.dentistry) ou nutrition (sci.med.nutrition). Outra divisão de sci pode ser physical (sci.physical), subdividida em optical (sci.physical.optical) ou static (sci.physical.static).

Em resumo, o Newsgroup é uma coleção de mensagens de pessoas que compartilham um mesmo tópico. Funciona basicamente como um Bulletin Board, onde pessoas enviam mensagens, outras lêem e decidem se vão ou não responder.

(*) Fábio de Oliveira é o supervisor do sistema de A Tribuna Internet.