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NOTÍCIAS 2003

Publicações

Estratégias de Negociação e Fechamento - Com 304 páginas, traduzido por Isabel de Paula e Silva Corrêa, este livro lançado em 1/2003 pela Editora Campus (dentro da série MBA Compacto)  é considerado pela editora como ótima fonte de conselhos e métodos extraídos do mundo real, fundamentados numa meticulosa pesquisa transposta para a prática pela dupla Roy J. Lewicki e Alexander Hiam.

Indicado para a administração de conflitos, acordos e negociações - tanto pessoais quanto profissionais - o livro traz atividades e ferramentas de auto-avaliação que fazem parte dos produtos de treinamento Flex Style Negotiating, criados por Alexander Hiam, um dos autores. Há, também, dicas colhidas dos seminários e cursos de treinamento em negociação, ministrados pelos autores.

O livro é de fácil leitura e estimulante. Cada capítulo é dividido em subtemas, cada qual com mensagens destacadas em boxes, chamadas com ilustrações para conceitos-chave e alertas para armadilhas perigosas, que merecem atenção redobrada do leitor. Além de exercícios úteis para a assimilação dos temas, estudos de casos e conselhos de negociadores de reputação.

Lewicki e Hiam ensinam, gradativamente, o segredo para obter sucesso em cada tipo de negociação. No primeiro capítulo, os autores conceituam os conflitos e se concentram nas características de processos de comunicação complexos. Tratam, entre outros temas, de domínio das emoções e parceiros intransigentes ou desonestos. Seguem com tipos de negociação: consigo mesmo, com um adversário ou através de agentes. Abordam qualidades e defeitos dos negociadores, interesses e necessidades de cada parte, persuasão, persistência, postura e o homem e a mulher na negociação. E fecham o último capítulo com as situações mais comuns enfrentadas pela maioria das pessoas, como a compra de uma casa por meio de corretores, o planejamento de um casamento e a negociação de um novo emprego junto a pequenas ou grandes empresas.

Roy J. Lewicki é professor de Gerenciamento e Recursos Humanos na Max M. Fischer College of Business, The Ohio State University. Tanto como professor quanto escritor, seu ramo de atuação abrange negociação, gerenciamento de conflito, confiança, liderança e ética.

Alexander Hiam é criador da linha de produtos para treinamento e avaliação Flex Style Negotiating e co-autor de Think Before You Speak. Algumas das obras de Hiam são Marketing para Dummies e MBA Curso Prático - Marketing (Editora Campus), The  Vest-Pocket CEO, The Vest Pocket Marketer, Closing the Quality Gap, The Entrepreneur's Complete Source Book e The Manager's Pocket Guide to Creativity.

Gestão da Segurança da Informação -  Este livro de 176 páginas, lançado em 1/2003 pela Editora Campus, foi desenvolvido com o objetivo de suprir a carência do executivo em relação ao desafio corporativo da Segurança da Informação reunindo conhecimento de forma organizada e agregando valor aos responsáveis pela estratégia e a gestão dos negócios.

A Segurança da Informação é um assunto em informática que se preocupa com a agregação de informações que estão sujeitas a se perder ou a se diluir ao longo do tempo. Muitas empresas a consideram fator crítico de sucesso e tratam o tema com seriedade. Contudo, poucos são os profissionais executivos e técnicos aptos a compreender todos os aspectos relacionados à gestão dos riscos e prontos para planejar e conduzir ações com abrangência corporativa que potencializem a certificação de segurança ISO 17799 e a operação da empresa sob risco controlado.

Com o propósito de preencher esta lacuna, o livro representa uma bússola de orientação, de fácil leitura e com sólidos conceitos diagramados, apresentando um conhecimento estruturado de segurança direcionado ao diretor de segurança, ao gestor de Tecnologia da Informação, ao executivo generalista e a qualquer profissional interessado em desvendar o tema.

O livro traz uma percepção abrangente dos desafios e soluções de segurança da informação, integrando visões antes isoladas, que servirão de pavimento para o percurso que comumente distancia os interesses e o atendimento de executivos e gestores.

Através de uma linguagem executiva atual, contextualizada mas bem consistente, ele tem a tarefa de apoiar a condução da gestão corporativa dos riscos de segurança da informação em todas as suas dimensões: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.

"A principal contribuição de Marcos Sêmola com este livro é traduzir em uma linguagem didática diversos conceitos e abordagens comuns no campo da Segurança da Informação", comenta Ivan Alcoforado, especialista em Segurança da Informação.

Marcos Sêmola é professor da cadeira de Segurança da Informação para alunos de MBA da Fundação Getúlio Vargas e gerente nacional de Soluções e Produtos da Módulo Security Solutions S/A. Também é escritor da coluna Firewall do Portal Web IDGNow, onde aborda assuntos relacionados à Gestão de Segurança da Informação, e é colunista da Developer's Magazine.

Manual Completo de Etiqueta nos Negócios -  Uma frase dita certa vez por Oscar Wilde - "só as pessoas superficiais não julgam pela aparência" -, vale hoje como regra para quem quer sobreviver num mundo altamente competitivo e progredir no mercado de trabalho. A etiqueta, mais do que nunca, é fundamental e pode ser uma arma extremamente útil e poderosa.

Os consultores Peggy e Peter Post mostram detalhadamente, neste livro de 624 páginas - traduzido por Maria Silvia Mourão Netto e lançado em 1/2003 pela Negócio Editora (Campus) -, como as boas maneiras podem ajudar a enfrentar com segurança os desafios nos negócios. "O comportamento certo", dizem os autores, "desperta uma reação certa naqueles com quem interagimos em todos os tipos de transações profissionais". Da mesma forma como, em todas as situações, as pessoas querem tornar os contatos pessoais agradáveis, elas igualmente buscam adotar padrões de comportamento que tornem os seus relacionamentos profissionais produtivos, especialmente num mercado de trabalho no qual o conceito de "equipe" tem-se tornado cada vez mais importante.

O livro intercala dicas preciosas sobre como usar habilidades corriqueiras de convívio para lidar melhor com os funcionários, efetuar contratos duradouros e conquistar clientes, com conselhos práticos sobre uma infinidade de coisas, desde como escrever memorandos, cartas e e-mails convincentes, até a escolha do vestuário adequado para diferentes ocasiões ou a maneira correta de conduzir um almoço de negócios.

Os autores oferecem as mais atualizadas soluções para situações delicadas como assédio sexual no local de trabalho e bons hábitos no convívio diário. Há ainda sugestões para entrevistas de emprego e para entretenimento do pessoal do trabalho em festas da empresa ou jantares formais e orientações básicas para quem precisa fazer negócios no exterior. A obra é dirigida tanto para funcionários quanto para executivos de todas as áreas das organizações.

Peggy Post atua como consultora de etiqueta para algumas das maiores empresas dos Estados Unidos, com base em trinta aos de experiência acumulada em serviços prestados nos setores de turismo, bancário e de recolocação de pessoas. Escreve colunas semanais sobre etiqueta para as revistas Good Housekeeping e Parents. Já
Peter Post tem uma diversificada carreira profissional que inclui as áreas de mercadologia, educação e jornalismo e é ser bisneto da célebre Emily Post, famosa nos Estados Unidos pelos seus livros e colunas sobre etiqueta em diversas situações.

Nunca aceite um não - Este livro de 205 páginas, traduzido por Fábio Fernandes e lançado em 1/2003 pela Editora Campus, está na lista dos mais vendidos do The New York Times por um motivo simples: estimulante e sensível, a narrativa de Shelly Brady sobre o homem que, apesar da paralisia cerebral, foi capaz de superar cada obstáculo que enfrentou  e atingir todos os seus objetivos, é uma lição de vida.

Bill Porter - que, hoje, inspira pessoas no mundo inteiro com sua trajetória de perseverança - trabalhava como vendedor em Oregon, na década de 50. De maleta na mão, caminhava com dificuldade de porta em porta, subindo degraus, tocando campainhas e esperando pacientemente, com um sorriso e algumas palavras de saudação pensadas com antecedência. Se ninguém atendesse, ou se a porta se entreabrisse e logo fechasse, ele dava meia-volta, ainda sorrindo, e se encaminhava, bem disposto, até a porta seguinte. Como havia nascido com paralisia cerebral, o trabalho era um enorme desafio. Mas transformar situações negativas em positivas foi o que ele fez toda a vida.

Shelly Brady, por sua vez, começou a trabalhar com ele na adolescência e voltou a fazer as entregas e ajudá-lo em tarefas domésticas anos mais tarde. Segundo ela, uma reação comum à história de Bill é a seguinte: "Ele teve êxito passando por dificuldades com as quais eu nunca sequer sonhei. Do que estou reclamando?". Foi esta força motivadora, vinda dos fãs que viram Bill Porter nos jornais e na TV, que fomentou o livro. "Senti-me compelida a apresentá-lo ao maior número de pessoas. Já vi e ouvi falar de muitas vidas que estavam caindo numa espiral descendente - física, mental e espiritual - que subitamente melhoraram quando leram, viram ou conheceram Bill em uma de nossas palestras", conta.

A convivência de Shelly com Bill ocupa todo o livro. A autora mostra a rotina de trabalho da dupla, as complicações que surgiram, com o tempo, em decorrência da doença de Bill, a mudança do sistema de venda porta a porta para o de vendas por telefone e as primeiras palestras. O livro traz, ainda, o posfácio escrito pelo próprio Bill Porter, que agradece aos seus clientes, que tornaram sua vida possível. Bill destaca que basta saber viver da melhor forma possível para fazer a diferença.

Shelly Brady era adolescente quando conheceu Bill Porter e trabalhou com ele. Mais tarde, depois de cursar teatro numa faculdade e de se casar com John Brady, voltou a trabalhar em meio expediente para Bill, entregando pedidos e ajudando-o com as tarefas domésticas. Hoje, Shelly passa grande parte do seu tempo compartilhando a história de Bill com diversas instituições e empresas.