Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0301a025.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/12/03 00:41:22
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003

NOTÍCIAS 2003

AMD e IBM: parceiros em novas tecnologias

A AMD e a IBM anunciaram no dia 8/1/2003, nos Estados Unidos, um acordo para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias de fabricação de chips para produtos de alta performance. Com o objetivo de aumentar a performance do microprocessador e reduzir o consumo de energia, os novos processadores desenvolvidos pela AMD e IBM serão baseados em estruturas e materiais avançados, como transistores de silício de alta velocidade isolados (SOI), interconexões de cobre e isolantes de 'dielétricos de baixo K' melhorados. O acordo inclui colaboração em tecnologias de 65 e 45 nanômetros (bilionésimo de metro) a serem implementadas em wafers de silício de 300 milímetros.

"Começaremos a produção das nossas soluções de 90 nm no quarto trimestre de 2003, e já estamos nos dedicando à expansão do desenvolvimento do processo tecnológico para a nossa próxima geração de processadores baseados na tecnologia 65 nm e menores", disse Bill Siegle, vice-presidente sênior de Operações de Tecnologia e Cientista-Chefe da AMD. "Colaborando com uma empresa líder como a IBM, a AMD pode fornecer sua liderança em performance e funcionalidade aos seus clientes e ainda reduzir o alto custo do desenvolvimento tecnológico".

A AMD e IBM poderão utilizar as tecnologias desenvolvidas em conjunto para fabricar produtos em suas próprias instalações e nas fábricas de determinados parceiros. As empresas esperam que os primeiros produtos baseados na nova tecnologia 65 nm surjam em 2005.

"O mercado atual demanda as mais avançadas tecnologias de chips e materiais", disse Bijan Davari, vice-presidente de Tecnologia e Novos Produtos da Divisão Microelectronics da IBM. "A parceria com a AMD objetiva trazer novos produtos com a nossa tecnologia conjunta com mais rapidez aos consumidores".

Os trabalhos serão desenvolvidos pelos engenheiros da AMD e IBM, que trabalharão em parceria no Centro de Desenvolvimento e Pesquisa de Semicondutores da IBM, na fábrica da IBM, em East Fishkill, Nova York. Os trabalhos devem começar no dia 30/1/2003.

Empresas - A AMD é a fornecedora mundial de circuitos integrados para os mercados de computadores pessoais e de rede, e para o mercado de comunicação, com fábricas nos Estados Unidos, Europa, Japão e Ásia. A AMD - uma empresa presente nas classificações Fortune 500 e Standard & Poor - produz microprocessadores e dispositivos de memória flash. Fundada em 1969 e sediada em Sunnyvale, Califórnia, a AMD reportou um faturamento de US$ 3,9 bilhões em 2001.

Já IBM Microelectronics é um colaborador chave no objetivo da IBM de ser um dos principais fornecedores de tecnologia da informação do mundo. A IBM Microelectronics desenvolve, produz e comercializa semicondutores de última geração, tecnologias ASIC e interconexões, produtos e serviços. Suas soluções integradas estão nas principais marcas de aparelhos eletrônicos.

A IBM é reconhecida como inovadora na indústria de chips, sendo a primeira com avanços como cabos de cobre mais potentes, no lugar de alumínio, transistores de silício mais velozes e melhora na isolamento entre os fios dos chips. Estas e outras inovações contribuíram para que a a IBM continuasse como a líder em número de patentes nos Estados Unidos por nove anos consecutivos.