Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205a006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/03/02 08:32:50
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Não apreenda novos conhecimentos

Compartilhar é a melhor forma de fixar o que aprendeu

Sérgio Buaiz (*)
Colaborador

Quando se diz que vivemos a Era do Conhecimento, está claro que a bagagem cultural e todas as experiências que acumulamos são o maior patrimônio que possuímos. Entretanto, muitas pessoas entendem isso de maneira errada e guardam para si o que aprenderam, como se estivessem protegendo um patrimônio material qualquer.

Grande erro! Ao contrário dos bens materiais que são escassos, despertam cobiça e inveja dos outros, conhecimentos são bens etéreos e abundantes, que podem se espalhar e multiplicar livremente, sem qualquer restrição.

Quando você compartilha os seus conhecimentos sem esperar nada em troca, naturalmente estabelece um intercâmbio para aprender um pouco mais. As pessoas sentem-se agradecidas e retribuem na mesma moeda. É assim que funciona!

Por isso, guardar os conhecimentos a sete chaves é fechar as portas para esse intercâmbio. É como isolar-se em uma ilha e viver restrito aos próprios recursos. Ou seja, apreender conhecimentos é a melhor forma de parar no tempo.

Quando você guarda o que aprendeu para seu uso exclusivo, adota uma postura egoísta e arrogante, totalmente oposta ao que se espera em tempos de comunicação e relacionamentos. Ou seja, você está na contramão da história.

Retrocesso - Viver isolado com suas próprias experiências, por maiores e melhores que sejam, é escolher a estagnação. Você jamais conseguirá aprender novos conhecimentos e manter-se atualizado com essa postura individualista. Aprender sozinho é aprender menos rápido que os outros... É uma forma inteligente de "emburrecer"!!!

Por outro lado, compartilhar imediatamente o que aprendeu é como copiar uma lição, passar a limpo ou fazer resumo de uma aula. É a melhor forma de fixar novos conhecimentos.

Por isso, não guarde os seus conhecimentos com você. Compartilhe! Assim que descobrir algo novo e importante, ensine outros três amigos. Quanto mais rápido você passar seus conhecimentos adiante, mais rápido irá fixá-los e aplicá-los em sua vida. O retorno que você terá é incalculável!

(*) Sergio Buaiz é publicitário e escritor, autor do livro "Marketing de Rede - A Fórmula da Liderança", diretor de Projetos da Comunidade BeFriends, membro do conselho editorial da revista Vencer! e embaixador da Universidade do Sucesso.