Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201dbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/19/02 13:15:56
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Bips

Vendas multicanal - Varejistas norte-americanos estão descobrindo que é ótimo negócio oferecer várias formas de acesso dos clientes ao seu negócio, pois é comum o cliente da loja física ter antes pesquisado preços na Web e o comprador pela Internet ter conhecido o produto em lojas físicas antes da aquisição.

Em convenção anual - realizada em New York, nos EUA, nos dias 11 a 20/1/2002, pela National Retail Federation (NRF) -, os representantes do site Shop.org apresentaram os resultados de pesquisas com os consumidores mostrando que 36% dos alvos das ofertas por catálogos - uma das tradições nos Estados Unidos - também fazem compras em lojas comuns e 23% via Internet, enquanto 78% dos consumidores internautas visitam lojas físicas e 45% desses internautas adquirem produtos via catálogos.

E ainda, 6% dos clientes de lojas físicas compram também pela Internet e 22% via catálogos. Além disso, perto de 25% dos entrevistados afirmaram na pesquisa ter comparado preços em lojas antes de fazer a compra pela Internet, enquanto 22% fizeram o caminho inverso, pesquisando na Web antes de comprar em lojas físicas.

Esclarecimento - Depois de lançar em 12/2001 produtos em embalagens blister e com sensores de segurança, a Maxprint procurou a imprensa em 18/1/2002 para este comunicado: "A Maxprint, marca própria de suprimentos do Grupo Rio Branco, vem a público esclarecer que, assim como a HP no segmento de cartuchos originais, a Maxprint é a primeira empresa no segmento de cartuchos compatíveis para impressoras inkjet a lançar produtos em embalagens blister, com sensor de segurança instalado de fábrica. O dispositivo eletrônico usa o mesmo sistema que os adotados pelas grandes redes de varejo como Pão de Açúcar, Lojas Americanas e Wall Mart."

Novos produtos da Maxprint geraram dúvidas no mercado nacional

Promoção com o Windows ME - A Brasoftware promove a venda - apenas pela Internet ou por telefone - da atualização em português do Windows 98 e Win-98 Segunda Edição para o Windows Millenium (ME) por R$ 35,00. A empresa afirma que, por essa quantia, os clientes "transformarão o computador doméstico em um centro de diversões multimídia. Com o Windows Millenium é possível trabalhar facilmente com fotos digitais, vídeos e música, e curtir os jogos mais sofisticados, com gráficos detalhados e som de perfeita qualidade. Entre outras facilidades e novidades, o Windows ME ainda permite que o insira a sua própria voz, edite tudo e rapidamente envie seus projetos por e-mail". Se interessar ao leitor...

Enquanto isso, a Microsoft Corporation anunciou no dia 18/1/2002 o faturamento recorde de US$ 7,74 bilhões para o trimestre encerrado em 31/12/2001. O resultado apresenta um aumento de 18% em relação aos US$ 6,55 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior, sendo o bom desempenho atribuído ao lançamento do sistema operacional Windows XP (que substitui o Windows ME e o 2000) e do console de jogos XBox, bem como ao portal MSN versão 7. A Microsoft também anunciou os resultados esperados para o trimestre que termina em 31/3/2002 (receita entre US$ 7,3 e 7,4 bilhões, lucro operacional de US$ 2,8 a 2,9 bilhões), e para o ano fiscal que termina em 30/6/2002 (receita entre US$ 28,8 e 29,1 bilhões, lucro operacional de US$ 11,5 a 1,8 bilhões).

Unidade da Competition em São Paulo: programa para diversão nas fériasFilhos e férias - A maioria dos pais que trabalham durante as férias de verão das crianças costuma enfrentar o dilema de escolher programas para entreter as crianças que não vão viajar. Para quebrar a monotonia do videojogo ou dos vídeos, a Academia Competition, que conta com três unidades na capital paulista, preparou um pacote de férias especial para crianças a partir dos 6 anos de idade até os adolescentes, com esportes diversos. Os adolescentes a partir dos 15 anos também podem fazer musculação em aparelhos com o sofisticado sistema Technogym, que funciona como um treinador pessoal eletrônico, monitorando todos os movimentos.

Arcon fatura - A Arcon, empresa especializada em soluções corporativas, integração de sistemas e treinamento, fechou 2001 com um faturamento de R$ 7,1 milhões, 14% acima do esperado e representando um aumento de 39% em relação ao ano anterior. A empresa espera também crescer 40% no seu faturamento de 2002. Um de seus planos para 2002 é desenvolver trabalhos relacionados às novas tecnologias, nas plataformas .Net da Microsoft e J2EE da Oracle. além de ampliar o leque de soluções na área de gerenciamento de relações com os clientes e comunicações sem fio.

Ferrovias - Nos Estados Unidos, a Arzoon Inc., desenvolvedora do programa de computador Logistics Resource Management, anunciou que seus sistemas FastTrack Rail Manager e RailRate Manager, baseados na Internet, estão simplificando o processo de movimentar cargas por ferrovia, além de reduzir custos por acelerar os processos de busca, execução, acompanhamento/rastreio das cargas e pagamento. Eles são usados por Canadian Pacific Railway, CSX Transport, Norfolk Southern e Union Pacific.

Nos EUA, onde o uso da ferrovia representa um custo 60% menor que o emprego de sistemas rodoviários, mais de 80% das 500 principais transportadoras utilizam as ferrovias para ao menos uma parte de suas cargas, sendo que mais de 75% do carvão, do aço e dos grãos são transportados por trem em algum dos pontos do sistema logístico. Entretanto, o sistema ferroviário vinha perdendo cargas por falta de programas de computador específicos para as ferrovias ou adequados ao multimodalismo. Isso decorria da complexidade das tarifas ferroviárias, da execução do carregamento e do acompanhamento das cargas durante a viagem. As soluções da Arzoon resolvem esses problemas e até comparam as tarifas entre os vários modais de transporte, administrando os embarques e o faturamento.

Flávio Maia assume novas funções na PlautPlaut reestrutura - A Plaut Consultoria, grupo internacional presente em 19 países, está reforçando a operação latino-americana e para isso anuncia a criação de uma presidência responsável pela atuação dos escritórios do México e Brasil, além dos negócios em toda região, sendo o cargo assumido por Flávio Maia, atual presidente da operação brasileira.

Até então, o grupo no Brasil estava subordinado à presidência dos Estados Unidos, que representava todos os escritórios do continente americano junto aos acionistas alemães. Como presidente regional, Flávio passou a responder diretamente ao conselho germânico, o que valoriza a região - cujos negócios representam cerca de 8% do faturamento do grupo.

Balanço positivo - A Cernet, distribuidora de soluções para os mercados de redes de telecomunicação com escritórios no Brasil, México e Estados Unidos, anuncia ter fechado o ano de 2001 com faturamento global superior a US$ 40 milhões, grandes contratos com operadoras de telecomunicação, importantes programas para seu canal de vendas e cinco linhas de produtos de trabalho em rede no mercado latino-americano. Fundada em 1992, prevê crescimento global de 30% no ano em que comemora seu décimo aniversário.

Vidas passadas - A Sociedade Brasileira dos Terapeutas de Vidas Passadas (SBTVP) abriu a temporada 2002-2003 de cursos regulares e intensivos de formação de terapeutas, com inscrições até 10/4/2002, somente para médicos ou psicólogos (e alunos do último semestre destes cursos). Também realiza em 2002 o III Congresso Internacional de TVP, segundo a secretária geral Márcia Alves Rodrigues e a presidente da entidade, Drª Maria Teodora Ribeiro Guimarães.

Genericamente a temática versada abrange: Histórico da TVP, Aspectos Teóricos e Filosóficos, Técnicas de Regressão de Memória e Visão da Psicopatologia, Aprofundamento Teórico, Conduta Terapêutica, Relação Terapeuta-Cliente, Supervisão Prática de Casos e Supervisão do Trabalho Final de Conclusão de Curso. Toda a temática do curso é desenvolvida em aulas formais, teórico/práticas, discussão de casos clínicos e atendimento clínico das várias partes de uma sessão de TVP. Se o candidato quiser ajudar a organizar o curso em sua região, poderá receber bolsa de estudo. Outros detalhes podem ser obtidos por correio eletrônico.

Novos endereços - Especializada na oferta de soluções completas de negócios eletrônicos, a Tesla tem novo endereço paulistano, em área de 500 m² na Rua do Rócio, 351, 2° andar, bairro Vila Olímpia.

A Damovo, fornecedora de soluções integradas de dados, mobilidade e voz, mudou em 2/1/2002 sua matriz e filial paulistana para seis andares do prédio da Alameda Santos, 200, bairro de Cerqueira César. Com isso, tem novo telefone para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC): 0800-551357, que atende todo o País, prestando informações gerais, técnicas e comerciais sobre a companhia. E o novo PABX da Damovo Brasil é (0**11) 3365-6300. Ex-Ericsson Enterprise Systems do Brasil, a Damovo é uma empresa independente que até 1999 era denominada Matec.

E a Marconi, provedora global de soluções para a área de comunicação, inaugura em 29/1/2002, às 11h00, a sede paulistana situada na Rua Verbo Divino, 1.488, Bloco C, 6o. andar, Chácara Santo Antônio. Na oportunidade, com a presença dos principais executivos da empresa para a América Latina, o diretor-geral da Marconi no Brasil, Marco Antônio Furchi, falará sobre as expectativas para 2002 e apresentará um balanço do mercado de telecomunicação.

Novos cargos - A integradora de soluções YKP Informática traz para sua equipe Lidinei Selucio (ex-Critical Path na América Latina), para ocupar o cargo de diretor-executivo.

A desenvolvedora de programas Visionnaire contratou um novo gerente de desenvolvimento de negócios para estruturar e implementar a área comercial da empresa em São Paulo: o bacharel em Ciência da Computação Jaimildo Vieira, com 26 anos nos mercados de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações.

E a Sybase Brasil começa 2002 com Roni Silveira (ex-Banco Crefisul), até então diretor da área de Serviços Profissionais para América Latina, assumindo a direção-geral da subsidiária em lugar de José Eduardo Faria. Contratado em 10/2000, Roni tem mais de 30 anos de experiência na área de TI.

Vavá - No dia 29/1/2002, a Inter.Net sorteará um jantar especial para duas pessoas com o cantor Vavá. Para concorrer, basta o interessado (que resida na capital paulista) se tornar assinante da Inter.net ou atualizar o seu plano para um que ofereça mais vantagens, ou ainda oferecer uma assinatura de presente a algum amigo. Os participantes concorrem também a um conjunto com camiseta, botton e foto autografada.

Prêmios - Comemorando os bons resultados do último ano fiscal, a Computer Associates (CA) realizou em 16/1/2002, em São Paulo, a sétima edição do Prêmio Melhor Distribuidor e Revendas do Brasil. Foram premiadas as revendas Teletex (Sul, Compushop (Bahia), Brasoftware (São Paulo), Compex (interior paulista), Allen Rio (RJ/MG), NCT (Centro-Oeste) e Compusoftware (Brasil). Também receberam prêmios os distribuidores: Officer (melhor distribuidor/Brasil), Tech Data (distribuidor com maior crescimento), Logic Way (maior volume de vendas na linha exclusiva) e as "Personalidades CA" - profissionais de revendas (indicados por gerentes de contas da CA) que apoiaram e agregaram diferenciais às soluções da companhia.

Ganha a Nokia - Pesquisa sobre telefonia celular, realizada em 11/2001 via Internet pela consultoria de mercadologia Enfoque junto com o site Ivox, entrevistando 500 usuários brasileiros, aponta que a Nokia é a marca de aparelho mais usada pelos entrevistados (31%), além de ser a empresa mais lembrada como líder no mercado (Top of Mind), com 45% dos votos, e o nome mais citado espontaneamente, com 80% de incidência. Seguem-se a marca norte-americana Motorola 22%), a sueca Ericsson (18%), e ainda Gradiente, Samsung, LG e Qualcomm.