Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201c013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/24/02 00:32:06
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Pense diferente

Antonio Carlos Teixeira da Silva (*)
Colaborador

"Torne nossos produtos obsoletos antes que os concorrentes o façam"

Com base nesta frase atribuída a Bill Gates, em uma mensagem aos seus funcionários, faça um pequeno teste de memória. Você se lembra de quantas empresas de sucesso no passado acabaram desaparecendo porque surgiu algo inovador conquistando a simpatia do consumidor?

Este algo inovador é o resultado de uma idéia. Uma idéia que em determinado momento lá atrás, algum ser humano pensou, criou. Fruto da criatividade.

Mas o que é uma empresa criativa?

-" Não existe empresa criativa. Criativas são as pessoas que fazem parte da empresa."

A Criatividade é uma característica do ser humano. Somente ele tem a capacidade de pensar, de gerar idéias, de fazer diferente.

Uma empresa só existe porque é composta de pessoas com capacidade de Criatividade e Inovação. São as pessoas que têm as idéias para lançar um novo produto, melhorar a qualidade, modificar produtos existentes, reduzir custos, simplificar processos, aumentar vendas, maximizar lucros e muito, muito mais.

Usando-se a criatividade faremos mais com menos.

As empresas com visão de futuro estão desenvolvendo com prioridade a capacidade criativa de seus funcionários. Estão investindo em treinamentos específicos para que vejam o que ninguém viu antes, para quebrar paradigmas e buscar novas maneiras de fazer as coisas.

Os funcionários precisam ter a liberdade para questionar o que está sendo feito de uma mesma maneira há muito tempo.Isto não é garantia de que as coisas estejam sendo feitas da melhor maneira. Da maneira mais rápida, mais econômica, mais inteligente, mais competitiva. É o talento criativo das pessoas que leva uma empresa a ser admirada como inovadora.

Mas só se o clima organizacional permitir.

(*) Antonio Carlos Teixeira da Silva é conferencista sobre Inovação, do boletim Pense Diferente, onde também está publicado este artigo.