Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0112b008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/11/01 20:18:10
American Express migra para os smart cards 

Brasil será o primeiro mercado mundial a ter toda a rede convertida

Maior emissor individual de cartões do mundo, a American Express dá importante passo para a disseminação dos cartões inteligentes (smart cards). Até o final de abril de 2002, a empresa habilitará 100% da sua rede de terminais pontos-de-venda (POS - points of sale) para efetuar transações com cartões equipados com chip eletrônico. O Brasil será primeiro mercado no mundo a receber infra-estrutura para aceitação maciça do processador. O primeiro passo da conversão dos terminais, com início marcado para 12/2001, é um teste-piloto realizado em 100 lojas dos centros de compras Iguatemi, Ibirapuera, Morumbi, além de alguns estabelecimentos nas ruas da cidade de São Paulo. Com a implantação destes POS compatíveis com os novos cartões, a empresa terá participação significativa de seus estabelecimentos conveniados, em todo o Brasil, prontos para gerenciar as transações com o chip.

A adequação da rede de captura é uma das fases mais importantes para a implantação desses cartões. A primeira etapa, já concluída, foi a adaptação dos sistemas operacionais internos. Agora, a empresa parte para a infra-estrutura dos estabelecimentos, e quando o mercado estiver preparado, lançará seus cartões inteligentes. "O Brasil foi escolhido pelo número de POS que a American Express possui e pelo avanço tecnológico em que se encontra, com relação ao gerenciamento de transações de cartões de crédito e débito", afirma Ricardo Tafur, gerente de projetos.

Como empresa global, a American Express oferece estrutura para que todos os
Associados no mundo que possuem cartões inteligentes tenham oportunidade de
utilizá-los. Segundo dados da Embratur, os turistas de outros países, em 1999, gastaram US$ 3,99 bilhões no País, uma média de gastos per capita de US$ 79,09. Essa rede também será importante para executivos de grandes corporações, já que a American Express possui em sua carteira de clientes inúmeras empresas multinacionais. Com a rede de estabelecimento apta a receber os smart cards, os executivos poderão utilizar todos os benefícios que o cartão com processador pode oferecer.

"Existe uma grande oportunidade de adicionar benefícios tanto para os associados quanto para os estabelecimentos afiliados. Um destes benefícios, que contribui para os dois lados, é a segurança contra fraudes, mas que corresponde apenas a um entre as inúmeros serviços de valor agregado que novos oferecerão. Ao vermos toda a indústria de cartões no Brasil mover-se na direção dos cartões inteligentes, poderemos aumentar substancialmente a segurança das transações. Os associados da American Express de outros países que já emitem smart cards também serão
beneficiados", explica Tafur.

A American Express é uma empresa mundial de viagens e serviços financeiros fundada em 1850, atuando com cartões de crédito, cheques de viagem, viagens, planejamento financeiro, serviços corporativos, seguros e bancos.