Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0112apub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/05/01 15:07:23
Publicações 

Chega às bancas na primeira semana de 12/2001 a 28ª edição do Almanaque Abril, versão 2002 da mais atualiada e confiável fonte de conhecimentos gerais sobre o Brasil e o Mundo. O lançamento para a imprensa será feito no dia 7/12, na capital paulista, durante sessão de cinema especial com o filme Harry Potter.
 

Versão impressa: 2 volumes Versão eletrônica: conteúdo ampliado

A publicação da Editora Abril - a única que leva seu nome no título - tem diversas novidades: pela primeira vez, lança simultaneamente não só os dois volumes impressos (Brasil e Mundo), como a versão em CD-ROM, ainda mais completa pois reúne informações dos dois volumes, dispensa instalação, oferece navegação rápida Nova logomarca dessa publicação anuale eficiente, além de jogo interativo, linha do tempo e 3 mil vínculos para endereços na Internet.

A versão impressa passou por uma reformulação editorial completa e a qualidade gráfica foi aprimorada (impressão totalmente colorida em papel de melhor qualidade. Além disso, ganhou 200 páginas a mais e, com o novo formato, o Almanaque Abril 2002 ficou mais fácil de ser lido, manuseado e carregado. Um maior número de gráficos, fotos, infográficos, tabelas e "caixas de informação" enriquecem a edição.

Dos escândalos no Congresso, que culminaram na renúncia dos senadores em 2001, ao contínuo avanço nas pesquisas científicas nacionais; do colorido festival do Caju, em Alagoas, aos tradicionais festejos de Iemanjá, na Bahia, uma seleção de mais de 120 eventos que acontecerão de Norte a Sul do Brasil em 2002; um perfil atualizado de todos os 192 países do mundo e dos Estados brasileiros; e uma análise apurada dos conflitos internacionais, em especial a guerra em curso no Afeganistão. 

Brasil - O volume Brasil está dividido nas seções Retrospectiva 2001, Agenda 2002, Política, Segurança Pública (que revela o aumento da criminalidade e da violência doméstica), Economia (que discute temas como a crise energética e transgênicos); População, Saúde, Educação, Cultura Popular, Comunicação, Prêmios (trazendo os vencedores em seis categorias), Esportes (com os resultados de 16 modalidades esportivas), Meio-Ambiente, Brasil em Mapas (que inclui informações sobre população, geografia e economia, além de gráficos comparativos que situam o Brasil no mundo), Regiões (com mapas, textos e gráficos de diversos indicadores econômicos e sociais); Estados brasileiros (com mapas, bandeiras, história e atualidade) e a Cronologia (com os fatos mais importantes da política, das artes e das ciências desde o Descobrimento). 

Foi incluído neste volume o Guia da Cidadania, que reúne as informações essenciais para que o leitor brasileiro possa exercer seus direitos. Além das garantias e dos direitos constitucionais, estão relacionadas as principais leis criadas para regulamentá-los, os acordos internacionais e uma relação de inúmeros órgãos do governo que cumprem o papel de zelar para que sejam respeitados. Esta seção teve a consultoria do Instituto Idéia Social, especializado em informações e assessoria para ações sociais. 

Mundo - Referência obrigatória para o estudante e profissionais que precisam estar sempre bem informados, a edição 2002 do Almanaque Abril também traz novidades em seu volume Mundo. Além do bloco Retrospectiva 2001 – dedicado a uma vasta cobertura de fatos marcantes, como o atentado terrorista nos Estados Unidos, as zonas de tensão no mundo e o freio na economia mundial, acompanhados de fotos, tabelas e infográficos – sua seção Economia delineia as mudanças registradas na era da globalização, o fortalecimento dos blocos econômicos, o avanço do comércio eletrônico e da União Européia.

Em População, o leitor encontrará dados sobre fluxos imigratórios, peculiaridades das religiões mundiais, estatísticas de analfabetismo, saúde feminina e infantil, entre outros. No bloco Meio-Ambiente, além da abordagem de questões críticas como o buraco na camada de ozônio, a escassez de recursos hídricos e o crescente degelo no mundo, há quadros com as iniciativas pública e privada para extinguir a poluição, e o acordo firmado por 90 nações proibindo a utilização de elementos químicos poluentes.

Em Continentes, textos, gráficos e mapas traçam um perfil detalhado de cada continente. O volume Mundo traz ainda o bloco Mundo em Mapas, incluindo gráficos comparativos sobre 14 temas e um mapa-múndi político, e a inédita seção Glossário explica com clareza todos os dados demográficos, econômicos, geográficos e políticos empregados na ficha dos países. 

A seção Países, com 364 páginas, traz agora 80 "caixas de informação" que abordam temas relevantes para as nações, como a importação de trabalhadores qualificados pela Alemanha, as minas terrestres em Moçambique, a chacina da família real nepalesa, a reconstrução do Congo, a marcha chinesa rumo ao mercado mundial, o tráfico de crianças no Benin ou a mudança do alfabeto do Azerbaidjão. Um panorama completo de cada um dos 192 países reúne os dados geográficos, históricos, demográficos, mapa político, bandeira, sistema governamental e atualidades. Além disso, esta edição oferece 25 mapas infografados que explicam os principais conflitos contemporâneos. Para o leitor que prefere acompanhar os fatos por datas, o volume Mundo traz o bloco História Geral, com a cronologia atualizada e confiável da história mundial.