Bips
Procurando sarna... - Para
o principal executivo da empresa Oracle,
Larry Ellison, seus programas são tão seguros que nenhum
hacker
invadirá o site da empresa. Ele falou na exposição
Comdex realizada em Las Vegas (Nevada/EUA), em 12/11/2001, reconhecendo:
"É uma declaração muito perigosa - não estou
convidando os hackers a invadir o nosso site mas, até agora,
com mil ataques por dia, não tivemos nenhuma interrupção
do serviço". Na oportunidade, apontou suas baterias para as rivais,
ao comparar a estabilidade de seus produtos com os da Microsoft e da IBM.
Segundo ele, a nova versão do
banco de dados Oracle tem alta tolerância (isto é, capacidade
de resposta imediata) a falhas, daí não haver como invadí-lo
- razão da campanha que a empresa vem fazendo com o slogan "Unbreakable"
(inviolável ou inquebrável). Essa alta tolerância é
obtida pelo uso da tecnologia Real Application
Clusters, que usa grupos de servidores
no acesso ao banco de dados, aumentando a redundância: caso um dos
servidores entre em pane, o fluxo de dados é repassado para outro,
mantendo normal a atividade dos sites e outras aplicações.
E, para completar o desafio, Larry
ainda convidou os usuários do servidor de correio eletrônico
Microsoft Exchange a transferir suas operações para o banco
de dados Oracle 9i, que também atua como servidor de mensagens,
podendo reduzir os custos da empresa. Com faturamento superior a US$ 11
bilhões, a companhia oferece banco de dados, ferramentas e aplicativos,
junto com respectivos serviços de consultoria, treinamento e suporte,
em mais de 145 países.
Sarna... II - Enquanto isso,
na Inglaterra, a gravadora Berterlsmann/BMG lançou em 11/2001 o
primeiro disco laser com proteção anticópia, da cantora
Natalie Imbruglia, provocando o maior imbroglio: os clientes, insatisfeitos
serem impedidos (sem prévio aviso) de usar os CDs nos leitores de
CD-ROM dos computadores, exigiram a substituição dos discos.
As próprias lojas (como a Virgin, a principal delas) estão
apoiando os consumidores, pois também não foram avisadas
do emprego nesses discos da tecnologia de proteção Cactus
Data Shield (da desenvolvedora israelense Midbar). Segundo a imprensa inglesa,
a BMG não quis se pronunciar sobre o tema, mas o site oficial da
cantora divulgou o planos de trocar os CDs por outros sem a proteção
anticópia.
Globo.sem - Em apenas um ano,
a Telecom Itália já está vendo sumir na fumaça
seu investimento de US$ 810 milhões no portal Globo.com - que agora,
pelo último balanço, vale somente US$ 14,6 milhões.
A operadora italiana de telecomunicações tem 30% do capital
da Globo.com, participação que agora vale US$ 4,41 milhões.
Ou seja: US$ 795,4 milhões viraram pó... de mico...
A propósito, no dia 31/10/2001
a Globo fechou o Portal de Esportes, demitindo os cerca de 50 funcionários
que ali trabalhavam.
A
notícia foi divulgada no mesmo dia em que o megaprovedor UOL anunciou
que em 1/11/2001 o portal ZipNet voltaria às origens, concentrando
as operações no correio eletrônico ZipMail e transferindo
os sites que hospedava para o próprio portal UOL, com acesso exclusivo
para os assinantes do Universo On Line. Já em 22/2/2001, foi anunciado
em São Paulo um acordo com a Portugal Telecom, pelo qual o UOL incorporou
totalmente o ZipNet e recebeu da operadora portuguesa de telecomunicações
o aporte de US$ 100 milhões, passando a ter participação
de 17,937% no UOL. Outro aporte de US$ 100 milhões foi feito pela
Folhapar (grupo Folha de São Paulo), que passou a controlar 40,425%
do capital do UOL.
Discreta... - Já tem
internauta se perguntando sobre o motivo de tanta discrição
por parte da Microsoft em relação ao sistema operacional
Windows XP. Comentário de um carioca, em uma lista de debates: "Ao
entrar no site da Microsoft Brasil, imaginei que o link para o Windows
XP estivesse super destacado. Qual nada! O maior destaque é um link
para o Microsoft Tech-Ed 2001, 'O maior evento técnico
sobre soluções de
infra-estrutura'. À direita, mais abaixo, há um link,
diria até que modesto (o botão, tipo banner, mede
1/8 do tamanho do link destacado), para o Windows XP. Ora, como
o XP é a nova menina dos olhos da Microsoft, com o qual ela pretende
se redimir de todos os bugs da série 9x, fiquei intrigado:
por que o maior destaque não é dado para ele?" Boa pergunta...
Talibans... - Gozação
espanhola, vem circulando também nas listas eletrônicas de
debates no Brasil (foi repassada em 25/10/2001 à lista Widebiz
sobre negócios, por Manoel Meirelles):
Se ha sabido
que la Agencia Central de Inteligencia de Galicia ha arrestado mas de treinta
personas en su territorio como consecuencia de la escalada de terrorismo
internacional.
Lo curioso
es que todos llevan el nombre de Ivan. Como Ivan Benitez, Ivan Romero,
Ivan Capacetti, Ivan Boggio, Ivan Roig, Ivan Fojo, Ivan Monroe y así
sucesivamente.
Cuando se
le pregunto al jefe el porque de esta coincidencia, este respondió
que lo habían hecho porque se habían enterado de que el responsable
del ataque terrorista a New York y Washington el 11 de septiembre era un
TAL-IVAN |
Brasil... - Vem circulando
pela listas de debates na Internet a seguinte mensagem:
O Rio de Janeiro
está à beira de uma grande perda. Querem montar um atentado
terrorista contra à cultura, contra à educação
e contra à ciência e à tecnologia carioca! Querem fechar
ou pior ainda desintegrar o MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS
que fica na Rua General Bruce, 586 no bairro de São Cristóvão,
Rio de Janeiro. Esta desintegração vai atingir também
o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Observatório
Nacional, a mais antiga instituição científica do
Brasil. Todas elas patrimônios culturais do Brasil e do Rio de Janeiro.
Esse dano atinge
a todos nós, e aos nossos filhos. É acabar com o pouco que
temos de caráter público para servir à nossa população.
Quando percebemos hoje o dano da globalização perversa,
tumultuada e quase sempre excludente entendemos que nossa única
contraposição a isso é o saber.
A verdadeira
âncora cambial de uma nação é a ciência
e tecnologia. Você conhece minha luta para a difusão da ciência,
como um instrumento para a qualificação social e o desenvolvimento
de nosso país e do seu povo. A briga pela energia solar, pela popularização
da informática, por ações nas ruas e nas escolas,
nas praças, nas praias, para que nossas crianças sejam futuros
cientistas, qualificam-me a lhe pedir esse apoio.
Ciência
Vai à Praia, O Teatro Vai à Praia e a Popularização
da Informática, além da defesa da memória científica,
foram iniciativas pioneiras do Museu no Brasil. Somente a difusão
do conhecimento, da cultura, da disseminação do saber pode
ajudar-nos ao enfrentamento econômico, e reverter situações
indesejadas numa cidade que tem tudo de maravilhosa mas que precisa
buscar uma qualidade de vida também maravilhosa, sob pena
de nos convertermos numa megacidade sem futuro!
Neste momento,
como brasileiro e carioca, peço que nos ajudem a impedir esse ato
de barbaridade que visa atingir a toda uma cidade. Por favor, denuncie,
proteste, escreva para os jornais, fale com seus filhos, mobilizem as escolas
e as universidades, telefone para as emissoras de televisão, passe
um e-mail para os ministros, os governadores, prefeitos, senadores, deputados
federais e estaduais, e os vereadores. Tente salvar um patrimônio
da cidade e do Brasil!!! O Governo Federal não pode deixar de dar
apoio à pesquisa, ao ensino e à divulgação
da ciência na nossa cidade, que foi capital federal até 1960.
|
Pois é...
Novo Hino... Racional - A
propósito, digladiam-se na Internet duas correntes: a dos otimistas,
que lembram as coisas boas pouco divulgadas deste país, e a dos
pessimistas, que mostram como nosso patrimônio está sendo
dilapidado e o povo brasileiro espoliado. O grande problema é que,
nesse debate, os dois lados têm razão...
O lado pessimista tem seu ponto alto
neste hino:
HINORACIONAL
Ouviram,
no final de um plano trágico,
De um povo
pobre o brado retumbante,
É
só disparidade, em saltos súbitos,
Sufoca
esse povo a todo instante.
Se a pior
desigualdade
Conseguimos
suportar de sul a norte,
Eu receio
a sociedade
Venha a
ter no seu salário mais um corte.
Está
tramada
Outra arrancada.
Salve-se!
Salve-se!
E assim
o sonho intenso e o raio vívido
De amor
e de esperança desvanece,
E o poderoso
vem risonho e cínico,
Distorce
o direito e prevalece.
Gritante
pela própria natureza,
Perverso
é o golpe sobre esse povo,
Que no
futuro espera mais pobreza.
Perda agravada
Entre outras
mil,
E outro
ardil
está
tramado.
O salário
neste solo
Está
tão vil!
E os preços,
A mil.
Se lá
no parlamento é um berço esplêndido,
Aqui o
pobre só vai para o fundo,
E agruras
sofre o pobre e mais miséria,
Desanimado,
só, num poço imundo.
Do que
inferno mais ardido
Os tristonhos
fins de planos têm mais dores,
Cada choque
traz mais perdas,
E dessas
perdas vem receio e mais horrores.
Está
tramada
Outra arrancada.
Salve-se!
Salve-se!
E assim
o engodo eterno segue um ritmo
De medidas
que sustentam o outro lado,
E diga-se
que o dolo desses fâmulos
Faz no
futuro um mundo atrasado.
Se o germe
da injustiça está bem forte,
Verá
que, se você não for à luta,
É
alguém que espera agora a própria sorte
Perda agravada
Entre outras
mil,
E outro
ardil
está
tramado.
O salário
neste solo
Está
tão vil!
E os preços,
A mil.
Pátria
amada, BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(colaboração
da Adufrgs)
|
Já o lado otimista lembra:
Lá
de São Paulo, o brilhante itapetiningano Angelo Ricchetti repassa
um texto escrito pelo não menos brilhante sorocabano Luiz Antonio
Marins.
O texto é
um 'chá de brasilidade' para compensar os derrotistas que, por motivos
políticos-partidários, só encontram defeitos neste
nosso Brasil.
Bom proveito,
companheiro(a) brasileiro(a)!
E repasse o
artigo para toda a sua lista. Sem xenofobismo e patriotismo piegas, Marins
apresenta o Brasil de verdade, aquele que os estrangeiros já viram
e que muitos de nós ainda se negam a ver.
Helio
Rubens, do Movimento Verde Amarelo.
A Parte Cheia
do Cálice Chamado BRASIL
Luiz
Marins - Anthropos Consulting
Afinal que
Brasil é este? O que está realmente acontecendo com o Brasil?
Afinal por que estão as maiores empresas americanas e européias
afirmando que seu maior portfólio de investimentos para os próximos
10-15 anos será nesta região do mundo? Será que viraram
devotos de N.Sa. Aparecida do dia para a noite?
Acredito
que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua
para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro.
Nos corredores do Fórum Econômico Mundial em Davos os ministros
e autoridades declaravam sua intenção de investir no Brasil
nos próximos anos o que nunca haviam pensado. Afinal, que mercado
é este?
Vejo dados
confusos sobre o Brasil. Os jornais mostram a desgraça, o estupro,
as balas perdidas... e esse pessoal continua vindo para o Brasil?
As empresas
espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que na própria
Espanha e Portugal e assim por diante. Acho que está na hora de
explicar o Brasil com dados - dados de pesquisa - dados sérios,
em vez do "chutômetro" aplicado a todo o momento para nos confundir.
Um exemplo
digno é o divulgado em abril do ano passado (N. E.: 4/2000), nos
500 anos do Brasil. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos
5 milhões de índios no Brasil em 1500. Ora, se há
dúvidas de quantas pessoas exatamente vieram nas caravelas em 1500,
como é que sabemos que éramos 5 milhões de índios
em 1500 no Brasil? Quem contou? Qual o IBGE da época ou GPS que
mediu os 5 milhões? Algum louco, com base em especulações
referentes à mortalidade infringida pelos espanhóis no México,
chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos
5 milhões e isso virou "verdade"!
E assim
logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo,
45 milhões de miseráveis etc. etc. Até quando seremos
obrigados a engolir essas verdadeiras barbaridades?
Para passarmos
de uma consciência ingênua para uma consciência crítica
e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo
tem o que se chama de "mercados maduros".
"Mercado
maduro" é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente
ao incremento vegetativo da população - ou seja - se a população
cresce, aumenta o consumo. Se não cresce, o consumo continua estático.
Assim o
consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulado nos últimos
5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos.
No Japão,
35 prefeituras exigem um atestado que diga que você tem onde colocar
seu carro, para que um concessionário possa vender um automóvel
novo a você - problema de espaço vital. O consumo de biscoitos
na Inglaterra não cresce há dez anos.
Esses mercados
maduros - EUA, Europa e Japão - onde se encontram as empresas igualmente
maduras - IBM, Toyota, Electrolux etc. - precisam de mercados emergentes
- onde o crescimento do consumo seja maior do que o incremento vegetativo
da população. Quais são esses maiores mercados hoje
no mundo? Brasil, Índia e China.
Mas não
nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população
em campesinato. A Índia 72% e o Brasil apenas 22%. Assim, o país
pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia que não
seja bicicleta, alfanje etc. é o Brasil e por extensão o
Mercosul. Por isso, estão todos aqui e querendo investir mais e
mais aqui.
O mercado
brasileiro, segundo dados da AC Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos
e CONSUMIU:
·
859% em fraldas descartáveis
·
369% em mistura para bolos
·
310% em alimentos para gatos
·
282% em leite flavorizado
·
273% em alimentos para cães
·
219% em leite longa vida
·
201% em massas instantâneas
·
176% em cereais matinais
·
116% em carnes congeladas
·
81% em água mineral
O Brasil
é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:
·
1,3 milhão de lavadoras de roupa (82% mais que no Canadá;
é o 4º maior mercado do mundo)
·
8,02 trilhões de litros de refrigerantes (343% mais que no Canadá;
é o 3º maior mercado do mundo)
·
US$ 1,3 bilhão em alimentos diet ou light (US$ 100
milhões em 1990, US$ 6 bilhões em 2010)
·
63,4 mil toneladas de creme dental (456% mais que na Itália)
·
51,4 mil títulos de livros (12% mais que a Itália)
·
US$ 1,2 bilhão em CD's (5º maior mercado fonográfico
do mundo)
·
681,9 mil toneladas de biscoito (27% mais que o Japão; é
o 2º maior mercado do mundo)
·
3 milhões de geladeiras (66% maior que o Reino Unido; é o
4º maior mercado do mundo)
·
11 milhões de usuários da Internet (95% das declarações
de IR foram enviadas via Internet; mercado é 40% do total na América
Latina e o dobro do México).
E é
importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente
no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias (IBGE).
Assim, só
a classe média e emergente no Brasil é:
·
8% maior que a população da Alemanha.
·
Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal,
Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca,
Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos.
·
É maior que a França e Canadá juntos.
·
Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
·
Equivale a 72% da população do Japão.
Nós
também não temos consciência de que o Brasil representa
42% do PIB da América Latina, incluindo o México, e seu PIB
representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento,
incluindo
a China.
E que:
·
Todo o PIB da Argentina equivale ao Interior do Estado de São Paulo
·
Todo o PIB do Chile equivale ao da Grande Campinas (Ernest & Young)
·
Todo o PIB do Uruguai equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo
É
preciso compreender que as empresas multinacionais estão investindo
aqui porque o Brasil é o 5º País do mundo em Poder de
Compra com mais de US$ 1 trilhão de dólares em Purchasing
Power Parity. Hoje o ranking é: EUA, China, Japão,
Alemanha e Brasil.
Pense nisso.
Passe de uma consciência ingênua para uma consciência
crítica a respeito do Brasil.
Se somos
33 milhões de pobres, somos também 120 milhões de
não-pobres
no BRASIL; e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.
E, acredite,
dentro de mais alguns anos - 3 ou 4 - teremos no Brasil juros internacionais.
Isso significa que poderemos ir ao banco para que ele financie o nosso
crescimento a juros decentes de 10-12% ao ano e não ao mês.
Como a empresa
brasileira é a mais líquida do mundo (não deve
muito a bancos - pois se dever, quebra), o crescimento será exponencial,
uma vez que todas as pesquisas mundiais mostram ser o brasileiro o mais
empreendedor
dos povos.
E juros
internacionais também farão com que o consumidor brasileiro
possa consumir mais, dever mais, criando um círculo virtuoso de
crescimento do mercado.
Daí
a razão de todos os bancos internacionais estarem comprando ou expandido
suas ações de varejo no Brasil.
Agora é
o momento de acreditar e investir, lembrando que o futuro do Brasil é
maior que o seu passado.
O
Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia.
Mas é importante não vermos só a parte vazia desse
cálice. Ela existe e é grave. Mas existe uma parte cheia
que está atraindo a atenção do mundo inteiro.
Pense nisso,
e repasse - Valorize o nosso País. |
Outra mensagem do gênero, também
divulgada em 11/2001 (mas que merece severa crítica no item 4, que
faz a apologia das urnas eleitorais brasileiras, desconhecendo que têm
sido recusadas em todos os países por não serem confiáveis,
permitindo que algumas pessoas, inclusive a serviço de interesses
externos, manipulem facilmente o resultado das eleições,
quebrando o sigilo do voto, impedindo a conferência dos resultados
ou qualquer tipo de auditoria de segurança).
Esta mensagem é apresentada
nas listas de debates como sendo o comendário de uma brasileira
residente na Holanda:
Os brasileiros
acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é
um vicio falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos,
mas no exterior eles maximizam os positivos enquanto no Brasil se maximiza
os negativos.
* Aqui na
Holanda, os resultados das eleições demoram horrores, porque
não há nada automatizado. Só existe uma companhia
telefônica e, (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço,
corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.
* Nos Estados
Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche
em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias,
feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com
a mesma mão suja te entregam o pão ou a carne.
* Em Londres,
existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em
folhas de jornal - e tem fila na porta.
* Na Europa,
não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante,
o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até
em elevador.
* Em Paris,
os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria,
e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar
aulas de "Como conquistar o Cliente".
Você
sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem
suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo
filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que
estamos emotivos.
Temos uma
língua que apesar de não se parecer quase nada com a língua
portuguesa é chamada de língua portuguesa, enquanto que as
empresas de software a chamam de português brasileiro, porque
não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros
através da língua portuguesa.
Somos vitimas
de vários crimes contra nossa pátria, crenças, cultura,
língua etc. ... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos
muitas razões para resgatar nossas raízes culturais.
Os dados
são da Antropos Consulting:
1. O Brasil
é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS
e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo
exemplo mundial.
2. O Brasil
é o único país do hemisfério sul que está
participando do Projeto Genoma.
3. Numa
pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio
de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições
de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado
em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas
depois do início das apurações. O modelo chamou a
atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados
Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias
vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo
sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam
uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil
temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando,
enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças
e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado
de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil
novas habilitações a cada mês.
9. Na telefonia
fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número
de linhas instaladas.
10. Das
empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000,
maior número entre os países em desenvolvimento. No México
são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil
é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Por que
temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?
1. Por que
não
nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de livros é
maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos
a cada ano?
2. Que temos
o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que nossas
agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios
mundiais?
4. Por que
não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e
que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável
parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que
não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que,
apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios
membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que
não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro,
que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula
e não mede esforços para atendê-los bem?
8. Por que
não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria
desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?
É!
O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito
este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os
credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez
porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar
toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada Brasil! |
|