Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111a002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/05/01 12:58:50
Brasil ganha seu maior complexo astronômico 

Brotas, a terra do ecoturismo, também é a terra da astronomia

Na planície de Salisbury, 140 km a Sudoeste de Londres, está fincado um dos maiores mistérios da Europa, o Stonehenge, um conjunto de pedras dentro de um círculo, construído há cerca de quatro mil anos. Estudiosos afirmam que o Stonehenge é um observatório pré-histórico, talvez o mais antigo da Europa. Há cinco séculos o italiano Galileu Galilei inventou a luneta para espiar o céu. Desde essa brilhante invenção, as descobertas não pararam e a cada dia a Astronomia está mais acessível a adultos e crianças. Crianças? Sim, pois o Brasil está ganhando o seu maior complexo voltado ao ensino da Astronomia. 

Batizado de Centro de Estudos do Universo (CEU), esse moderno complexo está localizado na cidade de Brotas/SP, pólo de turismo ecológico a 240 quilômetros da capital paulista. Aproveitando as atividades de ecoturismo oferecidas por aquela cidade, o Centro Astronômico é uma nova opção para os turistas e moradores da região. Reúne telescópios de última geração, planetário, domo de observação, anfiteatro multimídia, túnel do tempo, um pequeno museu de astronáutica, teatro ao ar livre, núcleo multimídia, áreas de lazer temáticas, oficinas interativas e até uma réplica do famoso Stonehenge. Por enquanto a “Disney da Astronomia” está aberta somente para escolas privadas e públicas mas, na segunda quinzena de 11/2001, será inaugurado para o público em geral. 

Desde 5/2001, inúmeros alunos e educadores já conheceram o CEU. Instituições de ensino como os colégios Rio Branco, Arcádia, Arquidiocesano, Objetivo, Rainha da Paz, Domus e Montessori, já deram a seus alunos e professores o prazer de percorrer o céu privilegiado de Brotas, "onde até a olho nu podem ser observadas centenas de estrelas, constituindo o local ideal para localização do CEU”, como explica o diretor-presidente do complexo astronômico, Antonio Augusto Rabello.

Atividades - O grande diferencial no atendimento para escolas é que a ida ao complexo não se resume a uma simples visita. São, no mínimo, quatro horas de atividades em todo o centro, onde as crianças cumprem um verdadeiro roteiro de atividades pré-programadas (com material didático incluído), abordadas de maneira direta de acordo com a faixa etária.

A proposta de ensino do CEU - aliando tecnologia, interatividade e conhecimento - visa mostrar aos alunos uma nova visão do Universo do qual fazemos parte, de forma ampla, abrangendo desde conceitos de Física e Química até Filosofia e Biologia, passando por Matemática, Engenharia, História e muitos outros campos do conhecimento humano.

Pela falta de material didático no Brasil que atingisse os objetivos propostos, a equipe do CEU foi em busca de material elaborado pela Universidade de Harvard (EUA), que utiliza amplamente modelos pedagógicos educacionais de construtivismo, interação e união das diversas áreas do conhecimento. 

Contando com modernos telescópios MEAD, o CEU permite que qualquer pessoa tenha acesso aos astros e estrelas, isso porque o telescópio age via sistema de voz. “Nosso telescópio robotizado permite mapear cerca de 65 mil objetos e, com um simples comando de voz, localiza o astro ou a constelação desejada”, explica Thiago Christofoletti, um dos técnicos do centro e astrônomo amador. 

Com parcerias de empresários e governos municipais, o CEU promete ser a grande sensação turística e educacional de 2002. Entre os parceiros, está a Fazenda Estância Peraltas, distante apenas 100 metros do local, que - trabalhando com famílias e crianças há mais de 22 anos - tem capacidade de acomodar até 200 pessoas; possui cinco piscinas aquecidas, três toboáguas, cama elástica, duas quadras de tênis, campos de futebol, quadras de areia, futebol de salão, touro mecânico, ginásio poliesportivo coberto, discoteca e minifazenda. “Essa parceria permitirá que as pessoas se divirtam no Peraltas durante o dia, curtam as atrações ecoturísticas de Brotas e durante a noite participem de uma verdadeira aula prática com os modernos equipamentos do Centro Astronômico e com a riqueza do céu de Brotas”, diz Antonio Rabello.

Com equipe de profissionais capacitados, incluindo especialistas formados na USP/São Carlos, o CEU pode receber desde simples curiosos até profissionais da área. Os contatos para agendamento de visitas e mais informações podem ser feitos pelos telefones (0**11) 3812.2112 na capital paulista, (0**14) 653.4466 em Brotas ou pela página Web oficial do CEU.