Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110a001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/02/01 11:16:32
Escola do Futuro realiza Computer Jamboree

Foi prorrogado até 3/10/2001 o prazo para as inscrições na 5ª edição do Computer Jamboree 2001. Até essa data, as escolas poderão cadastrar seus projetos na sede da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP). O evento, conhecido como a Farra da Informática Educativa, será realizado nos dias 25 e 26/10/2001, das 9 às 15 horas, no Parque do Gugu, que está instalado em uma área de 12.000 m², totalmente coberta e climatizada, na capital paulista (centro de compras SP Market, na Avenida das Nações Unidas, 22.540, Marginal Pinheiros). 

A promoção reúne vários projetos de informática, assim como professores e alunos, com o objetivo de trocar informações científico-tecnológicas. Com a apresentação de todos os projetos, os participantes têm a oportunidade de observar novas aplicações pedagógicas em projetos multimídia, com abordagens de robótica pedagógica, tutoriais e seminários. A idéia é que todas as atividades ocorram em um ambiente alegre e num clima de muita descontração. 

“O evento é uma boa oportunidade de divulgar as iniciativas mais criativas realizadas com o auxílio do computador e estabelecer com os alunos uma ligação entre o mostrar e o aprender com os colegas”, comenta a coordenadora do projeto da Escola do Futuro da USP, Fathia Nordon Gouveia. 

Fathia explica ainda que o evento tem sido um sucesso para o desenvolvimento da Educação em nosso País. “Contamos com a participação de escolas do Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, além das  escolas de São Paulo, capital e interior, o que faz do Computer Jamboree um importante evento na área educacional”, complementa. 

Como Participar - Todas as escolas do Ensino Fundamental, Médio e Superior de todo o Brasil, que estejam desenvolvendo projetos de informática na educação, podem se cadastrar. Os trabalhos devem ser enviados para a Secretaria do Jamboree e uma comissão da Escola do Futuro da USP deverá selecionar os trabalhos por critérios de originalidade e criatividade. Uma vez selecionada, a escola deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 através de depósito bancário. 

O Computer Jamboree é uma iniciativa da Escola do Futuro, com o patrocínio do Parque do Gugu, do Klickescolas, da Cernet Tecnologia e Sistemas e da Microsoft, e ainda com o apoio das secretarias estadual e municipal de Educação de São Paulo. 

A Escola do Futuro é um núcleo de pesquisas multidisciplinar da Universidade de São Paulo - subordinado à pró-reitoria de Pesquisa - que se dedica a investigar o uso das novas tecnologias de comunicação aplicadas à Educação. Iniciou suas atividades em 1989 e hoje desenvolve aproximadamente 20 projetos que envolvem pesquisadores das mais diferentes áreas, como Ciências Humanas, Psicologia, Educação e Comunicação. Em suas pesquisas, a entidade usa as mais avançadas tecnologias para criar e avaliar as estratégias pedagógicas e cognitivas apropriadas para uma sociedade cujo dinamismo está na informação, enfatizando ainda uma abordagem humanista e cooperativa.