Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0109abps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/25/01 09:22:40
Bips 

Real virtual - Cada vez mais, vai ficando difícil separar o virtual do real, o que existe de fato e o que é criado por computador. Essa confusão começou quase 70 anos atrás, quando a população norte-americana entrou em pânico durante a transmissão de uma novela radiofônica em que Orson Welles narrava com grande dose de realismo a invasão do planeta por marcianos. 

Captura de tela de transmissão da TV Globo em 19/8/2001 às 22h57
Evoluiu depois com os efeitos especiais no cinema, a possibilidade de gravação de voz e vídeo para reprodução posterior, o merchandising (inserção de publicidade disfarçada nas cenas de um programa (como quando, sem mais nem porquê, o galã da novela repentinamente abandona a amada na alcova para fazer um depósito no banco, e ela dá uma escapada... para comprar sabão em pó que lava mais branco, e que está em promoção im-per-dí-vel no supermercado da esquina...)
Captura de tela de transmissão da TV Globo em 19/8/2001 às 22h57
Agora, a mais recente arma dos publicitários está em uma ferramenta de computação que permite introduzir painéis de publicidade em cenas transmitidas ao vivo, como um jogo de futebol. Então, aqueles anúncios ao lado do gol, parecendo tão sólidos que uma cabeçada neles mandaria o jogador em coma para o hospital, são facilmente atravessados pelo futebolista. 

A sensação é a mesma como se víssemos Gasparzinho, o fantasma camarada, atravessando uma parede: o painel de publicidade parece tão sólido que pensamos que o jogador é que é o fantasma, irreal.

Pensando bem, a julgar pelo desempenho desses atletas nas últimas partidas, bem que o técnico podia convocar alguns fantasmas do passado para melhorar nossa seleção: dá uma saudade dos dribles do Garrincha...

Captura de tela de transmissão da TV Globo em 19/8/2001 às 22h58
Chateando o cliente - Uma das principais redes de lojas de roupas do Brasil, a C&A divulga estar atendendo mais da metade dos clientes de seu site de comércio
eletrônico via chat. O sistema implantado em 4/2001 emprega ferramentas da Customer First (em bom português: cliente primeiro...) que permitem atendimento simultâneo via chat a vários pedidos, com troca de vínculos, imagens, tabelas e gráficos entre atendente e consumidor. São mais de 500 consultas diárias, via correio eletrônico, telefone e chat. Antes das novas ferramentas, a grande maioria dos clientes internautas era atendida pelo serviço telefônico gratuito de prefixo 0800. Com o chat, o atendimento via telefone passou para menos de 20%, e via correio eletrônico, para 30%.

Parabéns pelo sucesso, mas não extensivo a todas as empresas que usam tais serviços. Agora mesmo, em uma lista de debates sobre negócios, o internauta se queixava de que o atendente do chat, em vez de resolver o problema, disse para o cliente ligar para o telefone 0800. Ora, o atendente do 0800 deve ter as mesmas ferramentas de informação que o do chat, sendo que o funcionário que chateou o cliente já estava à frente de uma tela de computador, onde deveria poder buscar a informação desejada (se o plano de saúde tinha convênio com determinado médico).
Exemplo típico de pérolas aos porcos: tal empresa se orgulha de possuir moderna tecnologia, mas não tem a mínima idéia de como usá-la para melhor atender seus clientes - antes pelo contrário, deixa-os frustrados com tanta burrice... 

Aliás: perdão, burros, vocês são bem mais inteligentes que os responsáveis por tais empresas...

Osteoporose - Cerca de 40 médicos brasileiros se reuniram em São Paulo em 8/2001 para (pela primeira vez no País) traçar diretrizes independentes para diagnóstico, prevenção e tratamento da osteoporose. Os participantes do encontro são membros das associações brasileiras das seguintes especialidades: osteoporose, climatério, endocrinologia, ortopedia, geriatria, densitometria clínica, radiologia, estudo do metabolismo ósseo e mineral. 

Naquela reunião de consenso, resolveram colocar na Internet o texto resultandte das discussões, para viabilizar o recebimento de opiniões de um maior número de médicos. Assim, durante 40 dias, a partir do final de 9/2001, o texto básico do Consenso Brasileiro de Osteoporose estará disponível em página especial na Web. Depois, haverá um encontro entre os participantes da reunião de agosto para uma reavaliação das sugestões e a finalização do documento.

Tão logo pronto, ainda em 11/2001, o texto final do Consenso Brasileiro de Osteoporose será enviado à Associação Médica Brasileira, ao Ministério da Saúde e a todas as associações médicas brasileiras.

Pulso firme - A Pulso Tecnologia se classificou em terceiro lugar como a "melhor empresa brasileira de programas de computador", atrás apenas das gigantes multinacionais Microsoft e Broadvision, na lista "As 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil – Info Exame". Além disso, registrou o sexto maior crescimento, situando–se entre as 20 mais rentáveis. No segmento de fornecedores de programas de computador, a companhia é a primeira posicionada, com a melhor liquidez, aparecendo em segundo lugar em crescimento, com 385% entre 1999 e 2000, e é a sexta mais rentável do Brasil. Neste ano, quer dobrar o faturamento para atingir os R$ 10 milhões e em 2002 pretende repetir o feito.

Especializada em soluções de segurança, computação móvel e sistemas transacionais de missão crítica, aplicadas a variados setores, desenvolveu o segundo sistema de Internet Banking do mundo e primeiro da América Latina, para o Bradesco, também utilizado por outras instituições financeiras, como ABN AmroBank), e saiu na frente ao introduzir o Wap Banking no Brasil. Além disso, desenvolveu a primeira plataforma de comércio eletrônico genuinamente brasileira.

Troca de lugares - Mais empresas anunciam contratação e/ou substituição de executivos (engraçado: não existem mais diretores, todos agora são chamados num dialeto cacarejante, COO, CTO, CFO, CEO...):

A Redback Networks contratou como CEO (diretor executivo...) Kevin DeNuccio, que até recentemente era vice-presidente mundial de operações para provedores de serviços na Cisco Systems Inc. Antes de sua passagem de seis anos pela Cisco, foi fundador, presidente e principal executivo da Bell Atlantic Network Integration Inc., uma subsidiária da Bell Atlantic (hoje Verizon Communications). Kevin se tornou membro do conselho administrativo da Redback e Pierre Lamond permanece como presidente do conselho. Marco Wanders (ex-Cisco Systems e StrataCom) é o novo vice-presidente para Europa, Oriente Médio e Ásia; John Dale (ex-Nortel, Bay Networks, BellSouth e AT&T) é o novo diretor de parcerias estratégicas; Joshua Chao (ex-Lucent) é o novo presidente para Ásia e Pacífico.

A e.Business Factory (e.BF) - unidade de negócios do MadiaMundoMarketing especializada em consultoria de mercadologia para empresas das áreas de Jair Paulo Gonçalvestecnologia, telecomunicações, tecnologia da informação e companhias de Internet - contratou como gerente Jair Paulo Gonçalves (ex-Real/ABN AmroBank). 

O MadiaMundoMarketing é um espaço empresarial onde convivem 11 unidades de negócios especializadas nas ferramentas de mercadolgoia de vanguarda: Icomp – inteligência competitiva; Imagic – gestão institucional de imagem de celebridades;
Madia Associados – consultoria; Madia & Barna – Mercadologia legal; Marcom - câmara de arbitragem em mercadologia e comunicação; Mass – pesquisas e estudos de mercado; MMS – Madia Marketing School; One-to-One – comunicação
empresarial; RHMC – recursos humanos em Mercadologia e comunicação e Somma – consultoria em fusões, aquisições e parcerias.

Se a moda pega... - Sessões gratuitas de "filme-terapia" foram oferecidas pela rede de cinemas Golin, em Camarillo, estado norte-americano da Califórnia, para os desempregados de empresas ponto.com: apresentando um antigo comprovante de pagamento da empresa de Internet em que trabalhou, quem comprar um ingresso para ver o filme "Starup" ganha outro bilhete de entrada. 

O filme, que estreou em 8/2001 nos EUA, conta a história de dois empresários que resolvem criar uma empresa ponto.com de sucesso, mostrando as dificuldades que eles enfrentam para obter investimentos e como a empresa fechou as portas. A dona da rede de cinemas, Lyndon Golin, considerou que de certa forma o filme funciona como uma terapia, pois muitas pessoas podem se identificar com a história.