Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0108a004.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/30/01 13:25:22
IntegraWeb impede vírus em correio eletrônico

O vírus W32.SirCam tornou o envio de correio eletrônico uma calamidade nos últimos dias. O volume de mensagens contaminadas chegou a registrar um crescimento de 400% em apenas um dia, entre os dias 19 e 20/7/2001, segundo levantamento feito pela IntegraWeb Soluções e Serviços Ltda. em seus servidores. Na avaliação de Luiz Carlos Netto Silva, diretor comercial da empresa capixaba, entre 0,1% e 0,2% das mensagens que circulam pela Internet contém vírus. 

"Temos medido estes números nos últimos seis meses regularmente e neste período notamos a participação significativa dos vírus Hybris, Magistr e Happytime - diz -. Agora a coisa é outra. No dia 19/7/2001, o W32.SirCam estava presente em 0,07%. No dia seguinte, ele circulou sozinho em 0,8% das mensagens eletrônicas. Isso significa que o fluxo de mensagens com vírus aumentou 4 vezes em dois dias, algo que nunca havia acontecido antes".

Os 40 mil usuários de correio eletrônico em serviços fornecidos pela Integraweb foram beneficiados pelo sistema de rastreamento de vírus adotado pela empresa e não foi registrado nenhum usuário que tenha suas contas de correio eletrônico contaminadas pelo W32.SirCam ou por qualquer outra praga. "Atualizamos o sistema no dia 19/7/2001 pela manhã e à noite registramos a primeira tentativa de contaminação: nossos servidores já estavam preparados e nossos usuários ficaram muito satisfeitos", informa Luiz Silva.

A Integraweb foi a primeira prestadora de serviços de terceirização de correio eletrônico no modelo ASP do Brasil a oferecer os serviço de rastreamento automático de vírus em correio eletrônico. "Nosso serviço rastreia todos as mensagens eletrônicas destinadas aos clientes, inclusive nos anexos, mesmo compactados em 28 dos formatos mais conhecidos: zip,lha, arj, tar e outros". 

O sistema da Integraweb faz a análise de pragas no momento que a mensagem chega os servidores e se um vírus for encontrado a mensagem é apagada. Um alerta é imediatamente enviado para o remetente e o destinatário com um aviso sobre a ocorrência.

O sistema reconhece mais de 47 mil vírus e suas variantes e a sua a atualização é diária. A primeira implantação deste modelo de monitoramento de vírus aconteceu no dia 3/1/2001 na agenda virtual Ousado, que é administrada pela Integraweb.