Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0107c018.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/23/01 00:44:42
Gestão de conhecimento chega à advocacia 

Especializada em soluções de automação para escritórios de advocacia, a BCS Informática & Associados lançou uma solução que gerencia todos os processos de negócios de escritórios de advocacia. Trata-se do Worksite, da norte-americana iManage, formado por quatro módulos de gestão de conteúdo e colaboração, incluindo uma plataforma de negócios eletrônicos e componentes de integração com sistemas legados, para permitir a conexão rápida a intranets e extranets. Esta combinação permite compartilhar informações via Web, colaborando efetivamente com clientes, parceiros de negócios, advogados e filiais de qualquer lugar do mundo. 

"Para dirigir os negócios, as empresas precisam conectar sua cadeia de valores, tornar disponível seu conhecimento e ter acesso a informações de mercado. Por ser uma solução coesa, o Worksite permite tudo isto, simultaneamente. Cria um portal, gerencia conhecimento e disponibiliza ferramentas de colaboração", explica Henrique Barreto de Aguiar, diretor de tecnologia e alianças estratégicas da BCS.

Composto por quatro módulos complementares, que podem ser implantados separadamente ou em conjunto, faz desde o resgate de todo o capital intelectual da empresa até a democratização de informações entre seus públicos. 

Os módulos são: o Portal de Relacionamento - ponto central de acesso que ainda permite a criação de componentes para integração com sistemas existentes, como aplicações de acompanhamento de processos; Gestão de Conhecimento - permite pesquisas conceituais nas bases locais e em várias bases de dados externas ao mesmo tempo; Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) - organiza e recupera informações da empresa; e o Workflow, que gerencia o fluxo e padroniza processos lógicos de trabalho.

Interatividade - O Worksite permite que empresas transformem sites estáticos em espaços de trabalho interativo, em um ponto central, tanto para os diversos departamentos do escritório entre si como com o público externo, viabilizado por meio de senha, que restringe o acesso. 

"Além disso, a solução é estratégica para o gerenciamento de processos de negócios, disponibilizando informações atuais e históricas, que se tornam disponíveis a qualquer tempo e podem ser compartilhadas de forma segura e em tempo real. Isso, aumenta a eficiência e, por conseqüência, a lucratividade", salienta Henrique.

Outras funcionalidades consideradas importantes são a manutenção de um estoque de conhecimento, o sistema de busca e sua disponibilização para os públicos do cliente, procuradores, advogados, parceiros e peritos, sem necessidade de intermediários. 

A solução ainda propicia a integração completa, construindo blocos de aplicações colaborativas de intranet e extranet; facilidade na configuração, personalização e manutenção; estendendo segurança e interatividade para extranets. E ainda provê extensão de gerenciamento de conhecimentos (KM - knowledge managment) baseada no conceito de busca, resumo de documentos, classificação por relevância, busca unificada e categorização. 

Incorpora tecnologias como portal de gerenciamento de conteúdo, colaboração e mapeamento do processo de negócios, desenvolvidas em uma plataforma altamente escalável. O produto é baseado em padrões abertos que incluem Java, J2EE, LDAP, COM, .Net, XML/XSL, HTTP/SSL, e suportado em plataformas Microsoft Windows NT, Microsoft 2000, Solaris e Linux.