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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/01/01 03:04:28
Microsoft lança Office XP no Brasil 

Com cinco versões em português, já está disponível no varejo a partir de 31/5/2001 o pacote de aplicativos Office XP, lançado mundialmente no Brasil, segundo anunciouPacote de aplicativos profissional, lançado no Brasil em 31/5/2001 nessa data a Microsoft Corporation. Composto por programas como o processador de texto Word, a planilha eletrônica Excel, o gerenciador de correio eletrônico Outlook e o editor de apresentações PowerPoint, o pacote de aplicativos chega ao mercado com dezenas de novos recursos para aprimorar a produtividade pessoal, o trabalho em grupo e a eficiência empresarial. 

"O Office XP vai revolucionar o cotidiano das pessoas, com recursos inovadores. Nossa intenção é fazer com que o produto seja o centro das atividades do usuário. Ele não precisará mais recorrer a outros caminhos para a obtenção de informações", diz Mauro Muratório Not, diretor-geral da Microsoft Brasil. 

O produto é a seqüência do Office 2000 e chega ao Brasil em cinco versões: Standard, Professional, Professional com Front Page, Small Business e Developer. Além disso, há uma edição limitada, o pacote de atualização Professional Edição Especial. Em cada uma delas há diferentes programas, todos com dezenas de novos recursos incorporados para facilitar o dia-a-dia do usuário.

Aplicativos
Standard
Professional
MS Word
MS Excel
MS Outlook
MS PowerPoint
MS Access   
Para aprimorar a produtividade pessoal, o produto oferece maior confiabilidade e segurança do trabalho realizado, com a inclusão de recursos como Auto Recuperação e proteção a vírus no Outlook. Nos trabalhos em grupo, há melhor colaboração em documentos e projetos, com a coordenação de trabalho e conexão com outros integrantes, principalmente pela utilização do Microsoft SharePoint Team Services. A eficiência empresarial também é destacada com a facilidade na análise de dados provenientes de aplicativos internos, como programa de gestão ou solução de gerenciamento de relações com o cliente (CRM), já que agora o Office tem ferramentas que o tornam o front-end ideal para estes aplicativos. 
Exemplo das Marcas Inteligentes no processador de textos Word
Marcas Inteligentes - Uma das principais inovações do Office XP são as Marcas Inteligentes, um conjunto de botões que pode ser compartilhado dentro de qualquer programa do pacote. O novo recurso funciona como uma caixa de texto que reconhece palavras-chave para o usuário, sublinhadas com um traço característico. 

É possível acessar, analisar e atualizar as informações diretamente da Web, clicando na marca. Exemplo: um usuário anota o endereço de um estabelecimento comercial e não sabe como chegar ao local. Ao escrever a palavra "rua", ela é imediatamente reconhecida como uma palavra-chave e uma caixa de texto é aberta, oferecendo um mapa, na Internet, com a rota desejada. O mapa e qualquer outra informação contida na caixa de texto são disponibilizados por fornecedores de serviços de tecnologia que podem criar Marcas Inteligentes personalizadas. O Office XP já traz algumas embutidas, mas empresas como Saraiva, Siciliano e Apontador desenvolveram conteúdo próprio para o usuário brasileiro, que pode acessar o site específico para ter mais informações sobre as Marcas Inteligentes disponíveis. 

Painel de Tarefas já faz parte do Office
Tarefas - Outra mudança importante do Office XP é a inclusão do Painel de Tarefas. O recurso é uma grade que pode ser disposta na lateral da tela do aplicativo para mostrar informações ao alcance imediato do usuário, colocando em evidência as atividades mais usadas. É possível encontrar arquivos mais recentes, alterar a fonte do texto, o tamanho, a cor, entre tantas outras operações.

"Essa foi uma das características mais marcantes no desenvolvimento do produto. Procuramos desenvolver um recurso que reunisse, em um mesmo local, tudo o que o usuário desejasse, sem que ele precisasse sair do ambiente para conseguir o que queria. Essa foi uma das observações apontadas por clientes, em uma pesquisa mundial feita pela Microsoft para saber de quais inovações a nova versão necessitaria", explica Luiz Marcelo Moncau, diretor de Mercadologia da subsidiária brasileira da Microsoft, destacando que o Brasil foi um dos países consultados nessa grande reformulação. 

A segurança e integridade das informações também foram apontadas como pontos primordiais na nova versão do Office. A Auto Recuperação, por exemplo, permite que os usuários de Word, Excel, PowerPoint ou Publisher possam recuperar seus documentos no caso de falha no equipamento ou falta de energia, por exemplo. Desta forma, é possível evitar perda das informações e economizar tempo na recriação do arquivo. O recurso garante a integridade dos documentos até o último segundo do trabalho executado. Na parte de segurança, o Outlook - que assim como os outros programas que compõem o Office XP terão a palavra 2002 adicionada ao nome, como Word 2002, Excel 2002 ou PowerPoint 2002 -, traz recursos para bloquear o recebimento de algumas extensões de arquivos mais sujeitas a vírus, como .exe, .vbs ou .bat. 

Programação de reuniões, outra tarefa executada pelos aplicativos do Office XP
Área de colaboração - O Office XP traz vários recursos que beneficiarão a colaboração em empresas. O acesso e análise de dados estão extremamente simplificados, mesmo com dados provenientes de grandes programas de gestão. É possível também selecionar e importar dados atualizados da Web para visualização e análise no Excel, utilizando o recurso Consulta a Web Atualizável e a função Real Time Data. 

O Office XP apresenta tabelas e gráficos dinâmicos para o Access, tornando possível a análise de tabelas, consultas, diferentes visualizações, funções e formulários. Além disso, na versão Professional com o Front Page, o recurso SharePoint Team Services permite o gerenciamento de atividades de grupo em um site da Web ou na Intranet, especialmente dedicado à equipe de trabalho. Cada integrante pode contribuir com conteúdo de seu trabalho, trocando informações sobre eventos, lançamentos, discussões em grupo e execução de tarefas com o simples uso de um navegador. 

Um recurso interessante para colaboração é o Enviar para Revisão. Com ele, o usuário consegue combinar as revisões e comentários feitos pelo grupo em documentos do Word, Excel ou PowerPoint, compilando os documentos em uma única versão final, com total controle por parte do autor. Totalmente colorido, é possível aceitar ou rejeitar as alterações, além de incluir novos comentários. 

Enviar para revisão, um dos novos recursos
Contas de correio - As novas funções de mensagem e colaboração do Outlook agora controlam todas as mensagens pessoais ou do ambiente corporativo, a partir de um único local. É possível enviar e receber mensagens de correio eletrônico de diversas contas usando somente a Caixa de Entrada do Outlook 2002.

Isto vale, inclusive, para serviços de correio eletrônico gratuitos, como o MSN Hotmail, mantendo uma única visão sobre todas as contas. Trocar mensagens instantâneas pelo MSN Messenger é outro recurso inédito que pode ser usado no programa. Quando algum dos contatos estiver on-line, será possível identificá-lo e iniciar um bate-papo

A atualização do produto sobre versões anteriores está simplificada. Para facilitar o processo de instalação, um assistente analisa a configuração atual e instala o mesmo conjunto personalizado de componentes. O recurso permite aos administradores de rede controlar a forma como querem que o Office XP seja instalado em toda a empresa. 

Pessoas de uma mesma organização e usuários de redes locais ou remotas podem compartilhar informações de maneira bastante objetiva e sem depender de uma infra-estrutura mais complexa. Cada usuário ganha uma biblioteca de arquivos e dados, bem como áreas públicas na Internet. Uma vantagem interessante é o suporte a XML (eXtensible Markup Language), padrão que permite uma comunicação mais fácil na Internet e com sistemas legados. Por ser um padrão universal, possui maior flexibilidade no gerenciamento de informações, facilitando a comunicação entre clientes e fornecedores, por exemplo. 

Comercialização e promoções - O Office XP está disponível na rede de varejo de todo o país. Professores e alunos podem comprar o produto com 50% de desconto, apresentando um comprovante de matrícula ou de vínculo empregatício, como parte do Programa Educacional Microsoft, que fornece toda a linha de produtos da empresa a preços promocionais. 

Quem desejar uma pequena amostra do produto pode adquirir uma versão de teste, que dá direito de uso por 30 dias, pagando somente os custos de frete, manuseio e envio, por volta de R$ 15,00. É só clicar no site do Office

As informações adicionais podem ser obtidas pelo Atendimento Microsoft, no telefone (0**11) 5853.2345, ou pelo correio eletrônico. O Office XP Standard tem preço estimado de US$ 499 na versão completa e US$ 249 na versão de atualização. Já o Office XP Professional, em versão completa, custará cerca de US$ 599 na versão completa e US$ 349 para atualização.

Planilha Excel foi reformulada nestes pacotes do Office XT
Parceiros - A nova versão do Office XP chega ao mercado brasileiro com apoio de diversos parceiros e clientes. Totalmente integrado à Internet e com características que disponibilizam mais informações a seus usuários, o produto permite às empresas desenvolver conteúdos personalizados para suas necessidades. "O Office XP abre novas possibilidades, revolucionando a comunicação entre empresas e clientes. Companhias de diversos setores, como automotivo, financeiro, mídia ou da área médica, já estão se beneficiando das vantagens do produto", diz Luiz Marcelo Moncau, diretor de mercadologia da Microsoft Brasil.

Várias empresas têm desenvolvido soluções baseadas na nova versão, como parte do programa Early Adopters da Microsoft. A Laboratórios Fleury foi uma das companhias que participaram da iniciativa. Há 75 anos no mercado, o centro de medicina diagnóstica está hoje entre os cinco melhores do mundo e aposta em tecnologia para garantir a qualidade de seus serviços. As funcionalidades mais usadas são as Marcas Inteligentes. "Desenvolvemos aplicativos que facilitam o acesso à informação, otimizando ainda mais o atendimento ao cliente", diz Plínio Soares, diretor de informações do Laboratório Fleury. "O Office XP é mais do que a evolução de uma família de produtos. A nova versão traz uma série de recursos que dão a transparência e agilidade aos processos de que precisamos".

A área de colaboração do produto também tem facilitado a comunicação em outras empresas. Na fabricante de automóveis BMW, o Office XP é utilizado para ganhar produtividade. A implementação do Share Point Team Sevices na subsidiária brasileira, com o objetivo de disponibilizar os relatórios extraídos do SAP-R/3 para toda a equipe de vendas e administrativa, permitiu otimizar a geração de relatórios, bem como reduzir o uso do vínculo com o servidor SAP nos Estados Unidos. Isso possibilita que os usuários tenham acesso aos relatórios on-line, garantindo que os dados analisados sejam os mesmos para todos. De acordo com o gerente de tecnologia da informação da fabricante, Geraldo Vecchiato, a estrutura da representação brasileira é muito enxuta, demandando um alto nível de gerenciamento das informações. "A ampla colaboração entre os diversos aplicativos do Office XP diminui o tempo de trabalho", resume o executivo.

Por sua vez, a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão conseguiu uma migração tranqüila de plataforma, em tempo recorde, implementando o Office XP em 120 máquinas. "O que nos motivou foram características como redução de custo de propriedade, através do Suporte a Instalação Remota, além do aumento de produtividade, com a possibilidade de utilização dos recursos Enviar para Revisão e Marcas Inteligentes", diz o diretor de tecnologia da informação da empresa, Martin Eckschmiedt. "Tivemos uma receptividade muito boa por parte dos usuários, sem problemas de compatibilidade".

Produto ganha a função Calendário
Setor financeiro - O banco de investimentos BBA é uma das primeiras instituições do setor financeiro a adotar o produto. "A nova versão possibilita um novo padrão de utilização da informação para o usuário final, alinhado com nosso esforço para implantar a tecnologia .Net", explica Francisco Pereira Coelho, gerente-geral de tecnologia do banco. "A facilidade de migração foi extremamente importante. Mesmo com uma base instalada muito grande, não houve dificuldade nesse processo". 

O BBA também aplica o recurso de Marcas Inteligentes em sua base de clientes, disponibilizando informações pessoais de cada correntista, que antes precisavam ser buscadas separadamente. Além disso, por meio da Consulta Atualizável à Web e do Real Time Data, a instituição conseguiu integrar um conjunto amplo de dados da Internet que passaram a ser atualizados automaticamente nos próprios documentos, enriquecendo e facilitando o trabalho.

A Agência Dinheiro Vivo também desenvolveu uma aplicação similar ao integrar indicadores e fontes de informação, facilitando sua personalização e atualização. "Anteriormente, precisávamos desenvolver soluções pesadas para transmitir dados ao usuário final e mantê-los atualizados", explica Luís Nassif, diretor-presidente da empresa, citando que a instituição tem o objetivo de disponibilizar todas as informações de que uma pessoa jurídica necessita para tomar uma decisão e, para isso, procura investir sempre em tecnologia de ponta. "O Office XP permitiu a integração essencial para garantir o máximo aproveitamento de dados e informações disponíveis na Internet".

Integração entre os aplicativos também foi um dos fatores que levou o Mercado Eletrônico a adotar o Office XP. "Nossos usuários, sejam eles compradores ou vendedores, utilizam as ferramentas do Office diariamente", conta Eduardo Nader, diretor executivo da empresa. "Optar pelo programa de adoção possibilitou que desenvolvêssemos uma série de aplicações sem alterar um padrão ao qual o usuário já está acostumado". Os aplicativos que rodam no próprio produto também proporcionaram redução no custo de desenvolvimento. Outra vantagem foi o aumento da base instalada de aplicativos nas empresas de todos os portes no Brasil, abrindo portas de entradas para o Mercado Eletrônico. "O Office XP faz as aplicações conversarem entre elas por meio do XML, permite a integração com outros aplicativos e sistemas legados proporcionando maior flexibilidade", completa.

A Microsoft Brasil conta ainda com parceiros locais desenvolvendo Marcas Inteligentes. Na área jurídica, a Saraiva criou uma aplicação que disponibilizará uma série de informações sobre Direito. A Siciliano também oferecerá conteúdo para seus clientes. O site Apontador fornece informações sobre mapas, localizações e pontos de referência.

Campanha - A Microsoft Brasil está investindo mais de R$ 5,4 milhões na campanha de lançamento do Office XP. Além do foco no canal e em clientes e parceiros que participaram do programa de adoção, o investimento inclui uma ampla campanha de mercadologia. "Mostraremos, por meio de metáforas, como as novas características do produto facilitam o dia-a-dia das pessoas", diz o diretor Luiz Marcelo Moncau.

Criada pela agência McCann-Erickson e baseada no dístico "Office XP, a maneira + inteligente de se trabalhar", a campanha inclui três filmes para televisão, além de anúncios para mídia impressa. O objetivo é ampliar o conceito de que a nova versão do produto não é apenas um pacote de ferramentas revolucionárias, mas uma mudança na forma de trabalhar dos usuários. 

Uma das principais inovações é a disponibilidade de informações para o usuário. "Cada peça buscará esse enfoque abordando as novas características do Office XP de forma bem-humorada", diz Marcelo Toledo, gerente de mercadologia da Microsoft Brasil. "A partir de agora, o usuário não precisa mais buscar a informação. Com os novos recursos, ela é que virá diretamente a ele". 

Cada comercial tem 30 segundos, sendo veiculado nas principais capitais brasileiras, a partir de 31/5/2001, nas emissoras Globo e SBT. A campanha em mídia impressa será iniciada em seguida, com anúncios em jornais e revistas de grande circulação nacional.