Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105c007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/30/01 23:03:00
SGI anuncia sistema Itanium para Linux 

Disponível no mercado a partir de 7/2001, foi anunciado em 29/5/2001 pela Silicon Graphics Inc. (SGI), em Mountain View (Califórnia/EUA), o Silicon Graphics 750, primeiro sistema baseado em Linux e nos novos processadores Itanium Intel. Esse anúncio ressalta o desenvolvimento do primeiro marco da SGI – a série de produtos Itanium – para Linux. 

O sistema Silicon Graphics 750 tem como base uma arquitetura inovadora de pontoNovo equipamento Silicon Graphics 750 chega ao mercado em 7/2001 flutuante que é projetada especificamente para computação baseada em padrões acessíveis e de alto desempenho. Trata-se da mais nova geração em computação de 64 bits na família de produtos da SGI com base no processador Itanium e no código aberto Linux. 

“Estamos muito satisfeitos pela SGI ter escolhido o processador Itanium, primeiro na família de produtos de múltipla geração, para ser o mecanismo do seu sistema de alto desempenho baseado em Linux”, afirmou Mike Fister, vice-presidente e gerente geral do Grupo Intel Enterprise Platforms. “A experiênica da SGI em soluções de alto desempenho e as características avançadas do processador Itanium são uma combinação perfeita para computação acessível de alto desempenho”, acrescentou. 

Jan Silverman, vice-presidente de mercadologia da SGI, afirmou que “a experiência da SGI em computação de alto desempenho, combinada com a capacidade do processador Itanium, oferecem uma excelente solução para ambientes de desenvolvedores técnicos e de pesquisa avançada. Viabilizando o Silicon Graphics 750 no processador Itanium, a SGI mostra o seu forte comprometimento com soluções Linux”. 

Avanço - O Silicon Graphics 750 apresenta um processo computacional avançado em um fator de forma compacta com capacidade de expansão de até dois processadores e memória de 16 GB. A disponibilização do Silicon Graphics 750 acomodará e capacitará os usuários avançados mais exigentes nos mercados de computação técnica e de alto desempenho, como a dinâmica computacional fluida, engenharia mecânica assistida por computador (MCAE – Mechanical Computer Aided Engineering) e visualização e computação científica. 

“A disponibilização do Silicon Graphics 750 com processador IA64 reforça a liderança e o compromisso de trazer arquiteturas avançadas para o mercado”, afirmou Bill Claybrook, diretor do Grupo Aberdeen de pesquisa de Linux e Unix. “O Silicon Graphics 750 oferece um excelente sistema de desenvolvimento para profissionais técnicos no ambiente Linux”, acrescentou. 

A Silicon Graphics, Inc. (SGI) fornece amplo leque de soluções tecnológicas em computação de alta performance, sistemas gráficos avançados e serviços de consultoria que permitem a clientes de áreas técnicas e criativas manter vantagem competitiva em seus negócios principais (do desenho e produção de automóveis e
aviões mais seguros à descoberta de novos medicamentos e reservas petrolíferas, passando pelo melhor entendimento e previsão do clima e pelo refinamento de efeitos especiais para a indústria do entretenimento, entre outras aplicações).