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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/05/01 19:40:44
Alias Wavefront anuncia Maya 4.0 

E está sendo lançado um plug-in gratuito para o Shockwave

Está chegando ao Brasil, no início de junho/2001, a versão 4.0 do Maya, programa para animação profissional 3D produzido pela Alias Wavefront (companhia da SGI - Silicon Graphics Inc.). A novidade foi apresentada durante o NAB 2001, principal evento sobre mídia eletrônica para indústrias de comunicação, e objetivo do programa é facilitar o uso com uma interface mais personalizável e amigável. 

Segundo o gerente geral da Alias Wavefront do Brasil, Paulo Menezes, a nova versão do Maya apresenta aprimoramentos importantes não só para os habituais usuários, como também para quem ainda não usa a tecnologia dessa empresa. “Além dos avanços de qualidade e velocidade apresentados nesta nova versão, a interface do Maya 4.0 possibilita uma maneira muito mais fácil de se aprender a trabalhar com o software, o que deve ampliar sua utilização no mercado” afirma Menezes. 

Entre as melhorias da nova versão destaca-se o render, que apresenta significativo aumento tanto de qualidade como de velocidade, chegando a ser 15% mais veloz em cenas pesadas que requerem raytracing e partículas, por exemplo, e até 20% em cenas mais leves. 

Novas ferramentas foram acrescidas ao Trax (animação não-linear), inclusive uma capaz de criar efeitos de músculo e movimentação de gordura corporal em um personagem, chamada Jiggle Deformer. Novidades também para o Paint Effects, que além de apresentar 35 novos pincéis pré-definidos, agora pinta e renderiza aproveitando o multiprocessamento da estação gráfica. Toda a capacidade e tecnologia do 3D Paint agora foi integrada no Maya 4.0, permitindo que qualquer pincel do Paint Effects possa ser usado para realizar pintura 3D nos objetos. 

Outro destaque está na possibilidade de usar novas ferramentas para portar conteúdos 3D para a área de jogos, melhorando muito a qualidade de animação dos personagens em geral, reforçando ainda mais sua posição de um dos programas mais utilizados para a criação de jogos. Na lista dos jogos mais vendidos para o Playstation2, os seis primeiros foram criados com o Maya. 

O Maya 4.0 ainda introduz nova arquitetura, que permitirá ao usuário escolher entre uma gama maior de placas gráficas disponíveis no mercado, e em breve criadores de conteúdo 3D para a Web que usam o Maya poderão usar o recém anunciado Maya Shockwave 3D Exporter. 

O Maya, famoso pela criação de efeitos especiais para animação, como nos filmes Mar em Fúria e Star Wars, por exemplo, está disponível nos sistemas Windows, Irix, Linux, e em breve em Mac OS X. 

Plug-in para Shockwave - Está em desenvolvimento um plug-in (complemento de programa) para exportar o conteúdo do Maya para o software Macromedia Director 8.5 Shockwave Studio. Com lançamento planejado para maio/2001, o plug-in Maya Shockwave 3D Exporter serve como um otimizador de alta velocidade para as cenas do Maya e uma solução para transferência, permitindo um rápido refinamento do conteúdo para a versão 3D do Shockwave para a Web. Como o Director, o plug-in estará disponível nas versões Microsoft Windows e Apple Macintosh, podendo ser copiado gratuitamente no site da empresa desenvolvedora. 

"A Alias Wavefront está comprometida com a plataforma Shockwave como um caminho para a criação de conteúdo para rede em 3D de alta qualidade para os usuários Maya", afirma Mike Wilson, diretor da Maya Interactive na Alias Wavefront. "As novas habilidades de 3D da Shockwave levarão um grande número de usuários de Internet aos jogos em 3D totalmente interativos, bem como material educacional e de comércio eletrônico". 

"Com o desenvolvimento do Maya Shockwave 3D Exporter, a Alias Wavefront fornecerá uma conexão de banda larga entre Maya e o Director 8.5 Shockwave Studio," declara Peter Ryce, diretor sênior de mercadologia de produto na Macromedia. "O Maya é uma solução amplamente usada para a criação de conteúdo de 3D em alta qualidade e a Macromedia está muito satisfeita em fornecer os meios para a transferência deste conteúdo para a Web através de nossos novos produtos para 3D, o Director 8.5 e o Shockwave Player." A transmissão do conteúdo do Web Content Workflow 3D é um processo interativo com repetidas transferências e mudanças, necessárias para assegurar uma melhor compatibilidade, performance e resultado para o usuário final. 

O Maya Shockwave 3D Exporter foi especialmente preparado de forma a permitir rápidas interações entre o Maya e o Director. "O Maya Shockwave 3D Exporter verifica se o cenário Maya está compatível com o Shockwave Player e sugere então otimizações de cenário que melhorarão a performance. Além disso, ele mantém o
controle das mudanças, transferindo, ao invés de todas as cenas, apenas as cenas alteradas, reduzindo o tempo de conversão de dados, que normalmente levaria alguns minutos, para alguns segundos. Esta função aumentará a economia de tempo de produção obtida pela solução Maya Shockwave 3D Exporter", afirma Wilson. 

Empresa - A Alias Wavefront é uma empresa independente na área de programa da Silicon Graphics Inc. (SGI). É especialista na tecnologia gráfica em 2D e 3D e desenvolve também programas para os mercados de filme e vídeo, mídia interativa, desenho industrial e mercados de visualização. Tem sede em Toronto (Canadá) e está presente no Brasil desde dezembro de 1998. 

Sua lista de clientes na área de filme e vídeo inclui: ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company e Warner Feature Animation. O portifólio de clientes interativos e jogos inclui Capcom, Eletronics Arts Inc., Iguana Entertainment, Interplay, Lucas Arts Entertainment Company LLC, Nintendo, Rare Ltd., Retro Studios Inc., Sega Corp., Single Trac, Sony Computer Entertainment, Square Co., Timeline Studios, Relic Entertainment and Westwood Studios, entre outros.