Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0104dbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/01 19:04:56
Bips 

Casa de ferreiro - Com o título "Nada de telefone por telefone", a revista Isto É registrou, na seção A Semana: "A TelespCelular é uma empresa de telefonia. É de se pressupor que uma empresa de telefonia tenha como pressuposto facilitar a comunicação. Mas quem quiser saber o telefone de alguma loja da TelespCelular nos
shoppings de São Paulo, e telefonar para as centrais de atendimento dos shoppings, recebe a seguinte informação: a TelespCelular não autoriza a divulgação de seu telefone." 

De olho na Internet - Com conceito inspirado na americana Sunglasses Hut e na francesa Solaris, a Sunwatch, primeira loja do País a comercializar exclusivamente óculos de sol e relógios, que pertence ao Grupo Nôa-Nôa e Tennis One, prepara mais uma investida no mercado. 

Animados com o sucesso das vendas pela Internet, com o site da Tennis One que recebe em média 5 mil consultas/mês, inauguram no dia 3/5/2001 a loja virtual da Sunwatch que vai comercializar os produtos das mais consagradas grifes do segmento de óculos de sol e relógios, como Dolce & Gabana, Guess, Christian Dior, Histoire De Voir, Oakley, Nike, Donna Karan, Momo e adidas, entre outras.

Novo líder - A Dell, especializada em vendas diretas de sistemas de computador, anunciou que - 17 anos após seu início em um quarto de alojamento universitário e da declaração audaciosa de seu fundador, de que pretendia "tomar a IBM"  - os clientes fizeram da Dell "a líder indiscutível em sistemas de computador no mundo".

A empresa, que passou a IBM em termos de participação no mercado global há dois anos, classificou-se em primeiro lugar no início de 2001, segundo analistas do mercado. Este é o primeiro período em que a Dell conquistou uma posição de liderança mundial. A empresa vem se mantendo à frente no maior mercado mundial, os EUA, nos últimos oito trimestres. 

Michael Dell, que fundou a empresa ainda como estudante da Universidade do Texas em 1984, disse que "a escalada metódica da Dell rumo ao topo é o resultado de uma meta que persistentemente visa proporcionar o melhor resultado possível ao cliente, com a venda direta de produtos e serviços de computador, baseados em tecnologia padrão do setor".

Novos dados do setor sugerem que a Dell respondeu por mais de 95% do crescimento geral em unidades entregues mundialmente. Os analistas estimam que os volumes da empresa subiram quase 10 vezes mais rápido que a taxa combinada de toda a indústria, pois a participação da Dell aumentou praticamente três pontos, subindo até 12,8%. Nos Estados Unidos, os analistas informaram que a Dell cresceu mais de 30%, a partir do mesmo trimestre de 2000, enquanto o volume total de entregas nauqele país declinou mais de 3%.

Extremo da Nasdaq - A Extreme Networks, Inc., (Nasdaq EXTR), especialista em tecnologias de banda larga (gigabit switching) para redes de múltiplos serviços, anunciou ter superado de forma significativa as recentes altas da Nasdaq. Suas ações subiram cerca de 21% na semana de 16 a 20/4/2001. O motivo foi um anúncio de lucros bem superior ao trimestre anterior. O aumento foi de US$ 70,1 milhões
ou 64 centavos por ação, equivalendo a uma majoração de 67% na receita, que subiu para US$ 112,1milhões. O resultado é diametralmente oposto ao momento de de recuo dos papéis da Nasdaq e contraria todas as expectativas do mercado.

Impressão digital - Durante a 16ª Feira Internacional do Papel e da Indústria Gráfica (Fiepag), realizada na capital paulista até o dia 21/4/2001, foi revelado que a empresa estadunidense MacDermid já está se preparando para o fim de seu principal produto, a chapa de impressão, e estuda suas possibilidades no mercado de impressão digital.

AOL/promoção - Cinqüenta assinantes da America Online ganharam aparelhos DVD de última geração. O resultado fez parte da segunda etapa da promoção É Fácil ser Astro, que teve início em 11/2000 e terminou em 4/2001 com a realização do segundo sorteio eletrônico. A promoção premiou assinantes de várias parte do País como São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Gama (DF), Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Londrina. Para participar, bastava ser assinante da AOL. 

Na primeira fase, 50 assinantes foram ao Rock In Rio Por um Mundo Melhor, em 1/2000, para conferir os espetáculos de seus ídolos no camarore Vip da AOL, com motorista particular e hospedagem em hotel 5 estrelas. Cada assinante pode levar um acompanhante, sendo que 20 deles visitaram os bastidores do evento. 

E, a partir de 25/4/2001, os assinantes e usuários da AOL que moram em várias partes do Brasil, além de acompanhar as informações sobre sua cidade, também já podem ficar por dentro das notícias e serviços de utilidade pública de todas as capitais do País. A empresa colocou na Web o Canal Cidades, criado para que os usuários contem com maior gama de informações a respeito das capitais e outros municípios, acomodadas em uma área que facilita ainda mais a navegação. A empresa encerra o mês presente em 160 cidades brasileiras, além de ser o primeiro provedor de acesso Internet presente em todas as capitais do País.

Executivo de TI - O diretor de tecnologia do Cartão Unibanco, Carlos Zanvettor, foi eleito o Executivo de Tecnologia da Informação do Ano no setor financeiro pelo 2º Prêmio Executivo de TI do Ano, organizado pela revista Information Week/Brasil. Zanvettor e mais de 130 executivos das mais diversas áreas foram indicados a partir de uma votação que envolveu leitores da revista e especialistas de mercado.

Motorola/diretor - A Divisão de Soluções de Comunicação para Corporações (CGISS) da Motorola tem novo diretor: Valenz Thalacker (ex-Siemens) acumula as funções de diretor de unidade de negócios da área e de vendas de sistemas e soluções de rádio comunicação, que mantinha na empresa desde julho de 2000. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo e atuando há 25 anos na área de telecomunicações, fica responsável por todas as vendas da Divisão CGISS, lugar antes ocupado por Humberto Cagno. 

Pulso/diretor - O Conselho de Administração da Pulso Tecnologia, desenvolvedora de plataformas para Internet e outros canais eletrônicos, nomeou como seu diretor executivo Claudio Almeida Prado, que atuava como diretor da área de Pesquisa e Desenvolvimento. Ele tem graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola
Politécnica de São Paulo. Foi pesquisador e professor de Desenvolvimento de Tecnologia Especializada na Universidade de São Paulo (USP). Também atuou em empresas do mercado financeiro, dentre elas o Banco Real/ABN Amro Bank, como executivo na área de comércio eletrônico.

YKP/gerente - Por sua vez, a integradora de soluções YKP Informática anunciou a contratação de Anderson Gomes para o cargo de gerente de Desenvolvimento. Graduado pela Universidade Mackenzie em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ele tem mais de 14 anos de experiência na indústria de software, atuando em empresas como Ericsson e J.D.Edwards, passando pela área de desenvolvimento até chegar a área comercial.

Terráqueos e ETs - O megaportal Terra tem nova campanha publicitária. Desenvolvida pela Ogilvy, a campanha "Não seja um extra-terrestre: venha para o portal Terra" promete marcar nova fase na comunicação do megaportal. O slogan criado pelo diretor de criação da Ogilvy, Zuza Tupinambá, compara que "Quem está na Terra é terráqueo. Quem não está na Terra é ET", referindo-se à idéia de que "Os ETs são pessoas que sofrem por não estarem usufruindo das vantagens do Terra".

Anatec/diretoria - A Associação Nacional das Editoras de Publicações Técnicas, Dirigidas e Especializadas (Anatec) elegeu, no dia 9/4/2001, seu corpo diretivo, representado pelo presidente reeleito Pedro Renato Eckersdorff (Editora Páginas Amarelas Ltda.). Ele reafirmou o objetivo de ser essa entidade voltada a coordenar, complementar e apoiar a ação de seus associados na defesa da livre iniciativa, com liberdade de imprensa e propaganda, de modo a fortalecer a atividade. Com 14 anos de existência, a Anatec conta com mais de 70 editoras associadas.

Via NetWorks/diretor - Atuando há mais de 34 anos no mercado de tecnologia, Rui Campos assumiu em 4/2001 o cargo de diretor de operações da Via NetWorks Brasil, onde já atuava como consultor de tecnologia. Formado em Engenharia de Metalurgia pela Escola de Engenharia Mauá, o novo diretor de operações da empresa iniciou a carreira como professor universitário da Escola de Engenharia Mauá, Universidade Mackenzie, Faculdades Osvaldo Cruz e Engenharia São Paulo, entre outras, atuando também como chefe do departamento de computação do Mackenzie. Autor de vários livros didáticos de tecnologia, Campos atuou como gerente de informática na administração da Universidade Mackenzie e Faculdade de Engenharia São Paulo, desenvolvendo sistemas ligados à administração escolar. 

Co-fundador da empresa Microtec Sistemas, fabricante de PC, na qual esteve à frente da vice-presidência de 1980 a 1994, responsável por áreas de desenho industrial, informática, marketing e vendas. Rui Campos atuou ainda como vice-presidente das Associações de Fabricantes de Informática (Automática) e de Eletro-Eletrônica (Abinee). Como diretor de mercado e informática da Fenasoft de 1994 a 1999, publicou Informática no Brasil: Fatos e Números de 1997 a 1999. Atualmente, Campos é diretor-conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet). 

ISM/diretor - A desenvolvedora ISM de soluções para Internet e intranets anunciou a contratação de Luiz Guilherme de Lima como diretor comercial e de mercadologia da empresa. Ele tem como metas dobrar o volume de vendas e o faturamento do Calandra, programa de gestão de conteúdo na Web e principal produto da ISM, além desenvolver novos canais de vendas através de parcerias estratégicas. 

Lima é formado em Administração de Empresas pelo Centro de Educação Universitária de Brasília (Ceub) e pós-graduado em mercadologia pelo Instituto de Administração e Gerência (IAG) da PUC-RJ. Antes de ocupar o cargo de diretor da ISM, atuou na IBM Brasil, como gerente de administração de filial, de administração e promoção de marketing e administração de canais alternativos. Também foi gerente de negócios da Datasul, gerente regional Sudeste da Plaut e gerente regional da IDS Scheer. 

Destaque nacional - O MSN, portal de serviços e conteúdo da Microsoft, subiu na classificação de domínios globais e passou a ocupar o 2º lugar entre os 10 domínios mais acessados por internautas brasileiros, segundo o relatório da Media Metrix referente a 3/2001, ficando à frente do Bol, Yahoo, ICQ, iG, Cadê, hpg, Globo.com e Zip.Net. De um universo de 5,8 milhões de visitantes brasileiros que acessaram a Web no período, o MSN teve um alcance de 50%, com um total de 2,9 milhões de usuários únicos.

Imposto/Real - Pela primeira vez, o Banco Real/ABN Amro Bank oferece o Informe de Rendimento Pessoa Física pela Internet. O documento referente ao ano-base 2000 está disponível para os clientes que ainda não declararam o Imposto de Renda e preferem acessar o extrato consolidado anual pela Web. No portal do banco, o cliente pode visualizar a versão on-line pelo Real Internet Banking, por meio da opção [Consulta].