Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0102c009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/14/01 00:50:58
A verdade é maior do que as pessoas 

David Siegel (*)
Colaborador

A World Wide Web é a evidência tangível, evolutiva da expressão humana. Não é muito diferente de um cérebro humano: uma reunião confusa de fatos, meias verdades, inferências, sonhos, conexões, relacionamentos, interpretações, interpretações mal-feitas, estática e mensagens incoerentes.

Fora desse cérebro, cresce um tipo de mente coletiva. Essa e-mind (mente eletrônica) tem vontade e poder coletivos. É complexa, contudo apresenta padrões. Está tanto fora quanto sob controle. É formada por pessoas e não por softwares. E está ficando mais forte a cada dia.

Os jornais do mundo, reunidos, são uma expressão primitiva de uma mente coletiva. Quando algumas pessoas elegem um presidente, estão expressando um desejo coletivo. Quando as crianças escolhem um dinossauro roxo entre milhares de outros brinquedos, expressam um desejo comum. A Internet, como um repositório de todas as informações corretas e incorretas do mundo, é uma conversação de um bilhão de pessoas. É a mente coletiva de todas as pessoas que a tocam.

Você não pode dirigir a mente coletiva; pode apenas segui-la. Qualquer empresa que pensa poder criar mercado para os seus produtos está vivendo em mundo de fantasia. A Internet funciona através de bilhões de interconexões que, juntas, criam um todo maior do que as partes. 

Imagine um cardume. Quando um cardume nada em uma direção, certos peixes estão na frente. Quando o bando muda de direção, outros peixes se tornam líderes. Contudo, o grupo age como um só. Como os peixes sabem o que fazer? O grupo observa seus vizinhos e responde às ameaças, corrige o curso e alcança sua meta milhares de milhas distantes - tudo sem um líder designado ou uma linha de comando pré-estabelecida.

A economia da verdade é um resultado direto desse nível maior de consciência conectada. Antes da Internet, era mais fácil para as instituições manter segredos e controlar os principais canais de informação. A tecnologia e a demanda dividiram esses canais em milhares de cursos menores. As pessoas incumbidas de descobrir a verdade conseguem receber as dicas em segundos.

A verdade não causa escândalos. As pessoas que pensam poder encobrir a verdade causam os seus próprios escândalos. A Internet ajuda a manter as pessoas honestas como tais e a fazer com que as desonestas pensem duas vezes antes de realizar alguma coisa que precisarão esconder.

(*) David Siegel é especialista em planejamento de estratégias de longo prazo, presidente da Siegel Vison. Artigo divulgado via boletim eletrônico Varejo Século 21. Esse fórum conta com mais de 1.100 participantes e o objetivo dos trabalhos é apresentar idéias, tendências, experiências e opiniões que contribuam para a melhoria do comércio varejista brasileiro.