Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101c011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/19/01 14:12:34
Windows Media já tem suporte de 60 produtos 

Mais 11 aparelhos usarão a nova tecnologia de mídia digital

Durante o CES 2001 - Consumer Electronics Show, evento que aconteceu este mês em Las Vegas (EUA), importantes empresas do setor anunciaram suporte para a tecnologia Microsoft Windows Media em 11 novos produtos de música digital, elevando para mais de 60 o número de dispositivos que suportam o formato. Os novos produtos, muitos dos quais lançados na feira, variam de tocadores (players) a aparelhos de som domésticos que se conectam a bibliotecas de música digital ou a listas armazenadas em computadores. Com o suporte ao Windows Media, os consumidores que utilizarem os lançamentos terão acesso a  arquivos de som com taxa de compressão que permite armazenamento quase três vezes maior do que os arquivos MP3.

"O Windows Media dá aos consumidores fácil acesso à música em qualquer lugar em que eles desejem ouvi-la", disse Dave Fester, gerente-geral de marketing da divisão de Mídia Digital da Microsoft. "A adoção em grande variedade de aparelhos levará os benefícios deste software para milhões de pessoas - alta qualidade de som e mais tempo tocando". 

Todos os dispositivos anunciados tocam conteúdo codificado em Windows Media Áudio nas versões 7 e 8, cuja versão beta, recém-lançada, oferece, pela primeira vez, acesso a áudio com qualidade próxima à de CD em arquivos tão pequenos quanto 48 kbps, um terço do tamanho exigido pelo MP3. "Essa eficiência diminui drasticamente o tempo de cópia (download) de arquivos e aumenta o volume de música em alta qualidade que pode ser armazenada em um PC ou aparelho portátil", explica Fester. 
 

Novos aparelhos portáteis
Dentre as empresas que anunciaram suporte à tecnologia Windows Media estão nomes como e.Digital Corp., Frontier Labs, Intel Corp., Rio, Sonicblue, SongPro.com e a Thomson Multimedia. 

A E.Digital vai apresentar dois novos aparelhos de som portáteis, projetados com suporte Windows Media: o Merit MP2000 Digital Music Player e o TREO Portable Digital Music Jukebox. O Treo armazena 6.4 GB de música - ou quase 300 horas de Windows Media Áudio 8 - com qualidade de som próxima a CD e deverá estar disponível nos Estados Unidos ainda este ano. 

A Frontier Labs anunciou o NEX II, a nova geração de dispositivos de som digital que oferece possibilidade de atualização e uma gama de configurações de memória de 32 MB a mais de 300 MB. 

A Intel disponibilizou, no início deste ano, o Pocket Concert Audio Player, com 128 MB de memória, que se traduz em mais de quatro horas e meia de música com qualidade de CD usando o Windows Media Áudio. O aparelho também inclui um sintonizador de rádio FM e conexão USB para PC. 

A Rio divulgou recentemente o lançamento do Rio 800, projetado para executivos em viagens de negócios e para os que buscam experiência de som digital portátil de alta qualidade. O último nessa família de portáteis, o Rio 800, inclui uma bateria recarregável, sintonizador FM opcional, gravador de voz e 64 MB de memória. 

A Songpro.com anunciou que o SongPro para GameBoy, um módulo plug-in que transforma o dispositivo em toca-música multimídia digital, deverá estar disponível ainda este ano e dará suporte ao Windows Media. A empresa também desenvolveu o SongPro Petite, um aparelho de música portátil com duas aberturas para cartões multimídia, que tem lançamento previsto no final deste ano. 

A Thomson Multimedia, fabricante dos produtos RCA, demonstrou o novo Lyra 2 com suporte para Windows Media, que inclui um sintonizador digital FM e deve chegar às lojas este mês. No discurso feito durante a CES, Bill Gates, da Microsoft, demonstrou o uso de cartões de armazenamento removíveis Compact Flash no Lyra 2. 

Outros aparelhos - Outra maneira de obter música digital é por meio de aparelhos de CD que toquem tanto CDs padrão como discos que contenham o formato Windows Media ou ainda suporte MP3. Com arquivos de música digital no formato Windows Media, um único CD pode ter mais de 22 horas de música com qualidade de CD, duas vezes a capacidade do MP3. A Rio anunciou a disponibilização do Rio Volt, um dispositivo portátil de CD que toca Windows Media Áudio e MP3. 

Em seu discurso na CES, Bill Gates demonstrou também o Rio Digital Audio Receiver, produto que usa linhas telefônicas para passar música digital, além de computadores domésticos para qualquer ambiente onde o receiver esteja localizado - sem interromper acesso à Internet, o uso do PC ou dos serviços comuns do telefone. Além disso, a Nakamichi Corporation também anunciou a disponibilidade do Nakamichi SoundSpace 2, um sistema de música portátil e versátil que inclui um rádio estéreo AM/FM que funciona em qualquer lugar do mundo; um relógio com alarme; uma máquina de ditado e um gravador e player de Windows Media e MP3. 

Direitos autorais - O Windows Media é considerado a única solução integrada de gerenciamento de direitos e a mais escalável e confiável tecnologia streaming testada por laboratórios independentes, atendendo assim aos reclamos da indústria fonográfica e cinematográfica, bem como de músicos e artistas quanto à difusão de músicas e vídeos sem o pagamento dos direitos autorais.

Suas tecnologias incluem o Windows Media Player para os consumidores, o Windows Media Services para servidores, o Windows Media Tools para criação de conteúdo e o Windows Media Software Development Kit (SDK) para desenvolvedores de software. Segundo a Microsoft, o Windows Media Player, disponível em 26 idiomas, é o programa de apresentação de mídia digital de maior crescimento do mercado.

Anúncio - A Microsoft Corporation apresentou versão beta da nova tecnologia Windows Media Áudio e Vídeo 8, durante o Streaming Media West 2000, nos EUA. A tecnologia de compressão, anunciada por Steve Ballmer, presidente e diretor executivo da empresa, permite a distribuição pela Internet de filmes e música com qualidade próxima a de um DVD ou CD. "O Windows Media Áudio e Vídeo 8 redefine a experiência de mídia digital dos consumidores", declarou Will Poole, vice-presidente da divisão de Windows Digital Media da Microsoft. 

Compatível com as versões 6.4 e 7 do Windows Media Player, a versão beta é uma opção de distribuição mais rentável para os provedores, que poderão veicular vídeos por meio de conexão de Internet de banda larga com velocidade a partir de 500 kbps, e áudio em streams de 48 kbps. "Além da mais alta qualidade na menor largura de banda, o software torna a distribuição de música, filmes e rádio mais rentável para os provedores, alcançando milhões de consumidores em todo o mundo", diz o executivo. 

Uma das empresas pioneiras é a Intertainer, que já está usando o Windows Media Vídeo 8 para fornecer a melhor qualidade aos seus consumidores, além de expandir sua distribuição de filmes de ação de longa-metragem por redes de banda larga. Com títulos produzidos para cinema e TV de estúdios como Warner Bros., New Line Cinema, 20th Century Fox, DreamWorks SKG, Buena Vista e Miramax Films, a distribuidora passará a oferecer conteúdo usando o produto da Microsoft para sete cidades americanas, incluindo Cincinnati, Denver e Seattle. 

"Para nós, é fundamental disponibilizar a mais alta qualidade de vídeo combinada com uma sólida segurança", comentou Jonathan Taplin, presidente e diretor executivo da empresa. "O Windows Media Áudio e Vídeo 8 é uma inovação tecnológica que excede as expectativas de nosso público e dos grandes estúdios com os quais trabalhamos, na medida em que eles adotam modelos de distribuição de vídeo por redes de banda larga". 

O Museum of Television & Radio também usará o Windows Media Áudio e Vídeo para levar sua coleção para o público on-line por meio de transmissões de áudio e vídeo. O Museu disponibilizará seleções escolhidas dentre os de mais de 100 mil programas de televisão e rádio, cobrindo mais de 75 anos da história em um arquivo de notícias, relações públicas, artes, esportes, comédias, programas de variedade e propagandas, transmitidas em seu novo site na Internet a partir do início de 2001. 

"Como um museu que coleciona e apresenta programação de rádio e televisão, é importante que preservemos a fidelidade dos trabalhos originais", disse Robert M. Batscha, presidente do Museu de Televisão & Rádio. "O Windows Media Áudio e Vídeo 8 nos oferece a tecnologia para tornar isso possível, enquanto abrimos nossa coleção para os usuários da Internet". 

Melhorias - A nova versão do produto traz grandes melhorias com relação às outras tecnologias de áudio e vídeo digital disponíveis no mercado. O Windows Media Vídeo 8 oferece vídeo com qualidade próxima a DVD em taxas de transferência a partir de 500 kbps, além de permitir aos usuários quase triplicar a compressão de áudio em comparação ao MP3 e a receber música com qualidade próxima a CD com velocidade de 48 kbps - o MP3 precisa de 128 kbps. 

O Windows Media Vídeo 8 é considerado pela Microsoft como a melhor tecnologia para fazer download de filmes com suporte a "True VBR" (Variable Bit Rate). Rompendo os limites 25 segundos para uso de VBR em outras tecnologias, o True-VBR oferece encoding com duração ilimitada, garantindo qualidade total em filmes de longa metragem. A tecnologia VBR permite que uma cena de um filme use tantos bits por segundo quantos forem necessários para garantir a qualidade da imagem, beneficiando especialmente vídeos com longas seqüências de ação. Combinado com seu gerenciamento integrado de direitos digitais, o Windows Media Vídeo 8 é a primeira tecnologia pronta para a distribuição de filmes para download pela Internet. 

As melhorias para streaming e download de vídeo também incluem qualidade próxima a VHS a 250 kbps com resolução 320x240 a 24 fps (frames por segundo) e qualidade próxima a DVD a 500 kbps com resolução 640x480 a 24 fps.

Oferecendo pela primeira vez som de qualidade próxima a CD, em cerca de um terço do tamanho dos arquivos MP3 (48 kbps contra 128 kbps), o Windows Media Áudio 8 triplica o armazenamento de música digital em aparelhos portáteis, PCs e CD players que suportam o Windows Media Áudio. O tempo de downloads é também até 60% mais rápido. 

Por oferecer transmissões a 48 kbps com qualidade de áudio próxima a CD, o produto tem a melhor relação qualidade/custo para a próxima geração de aplicativos de mídia digital por meio de redes sem fio. 

Diferente de outras novas tecnologias lançadas este ano, o Windows Media Áudio e Vídeo 8 é totalmente compatível com os Windows Media Players atuais, incluindo as versões 6.4 e 7. 

A versão para Mac deve ser atualizada nas próximas semanas para permitir total suporte para esta nova tecnologia. 

Disponibilidade - A versão beta do Windows Media Áudio e Vídeo 8 já está disponível para consumidores e provedores de conteúdo. Usuários do Windows Media Player 7 receberão cópias (downloads) automáticas de atualizações que capacitam a nova tecnologia na primeira vez em que eles acessarem qualquer conteúdo que use o Windows Media Áudio e Vídeo 8. Nenhuma atualização é necessária para usufruir das melhorias com o novo Codec do produto. 

Os provedores de conteúdo podem fazer a cópia do novo Windows Media Encoding Utility Beta para criar seu próprio conteúdo de áudio e vídeo. O Windows Media Áudio e Vídeo 8 e o encoder atualizado também serão incluídos na próxima versão dos sistemas operacionais Windows (atualmente com codinome "Whistler").

Além disso, todos os aparelhos de ponta que suportam o Windows Media Áudio hoje - como os players de música digital - já reconhecem a versão 8 e não precisam de atualizações.