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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/14/00 01:07:50
Sua amizade vale ouro! 

É verdade. Veja como as maiores empresas do mundo estão comprando a sua atenção!
Sérgio Buaiz (*)
Aproveitando a discussão acalorada sobre spam (N.E.: mensagens eletrônicas indesejáveis) e as comparações com Marketing Direto, publicidade tradicional etc., reproduzo um artigo que publiquei há dois meses na Revista Vencer! sobre Marketing de Permissão. 

Trata-se de um assunto importante para todos que querem fazer negócios via web e criar um bom relacionamento com seus clientes (ao invés de estimular a fúria de quem se sente invadido)! No final, acrescentei uma resenha do livro "Permission Marketing", de Seth Godin.

Você é daqueles que desconfiam de tudo que parece “bom demais para ser verdade”? Acha que os grandes provedores são doidos de oferecer acesso gratuito à Internet? Não entende o porquê de tantos supermercados e farmácias formarem seus clubes de clientes, com vantagens de descontos e promoções mirabolantes???!!!

Hummmm... é melhor ir se acostumando. Você ainda não viu nada!!! Estamos apenas começando a viver uma nova relação de mercado aonde VOCÊ, consumidor, é a grande estrela! VOCÊ dá as cartas e pode (se for esperto) se beneficiar de cada centavo gasto em seu consumo. Mais que isso, VOCÊ pode ajudar as empresas a organizarem a SUA vida, economizando o SEU tempo e levando até VOCÊ exatamente o que VOCÊ deseja...

— Peraí!!!!! Isto é bom demais para ser verdade!!! — você diz. Ok! Se você me der um pouquinho da SUA valiosa atenção, eu explico. 

*** VOCÊ está com a bola cheia! ***
Já se foi o tempo em que as empresas governavam as leis de mercado. Hoje, é o consumidor que está no comando, definindo o quê comprar, aonde comprar e quanto pagar por cada produto em seu consumo...

Talvez você ainda não tenha notado, mas aquela famosa “lei da oferta e da procura” mudou de lado e agora joga a favor dos consumidores. E quer saber por quê? É simples! A tecnologia possibilitou que as empresas produzissem mais do que o necessário para atender o mercado. Além disto, permitiu que um número maior de empresas fizesse parte deste cenário competitivo, disputando a SUA atenção a peso de ouro!

Para os desligados, isto pode soar estranho, mas pense bem: quando VOCÊ faz uma compra, está oferecendo tempo, atenção e dinheiro em troca de um produto qualquer... certo? Ok. Se o SEU tempo está cada vez mais escasso e existe um número cada vez maior de empresas, produzindo cada vez mais produtos e disputando o mesmo mercado, é natural que VOCÊ comece a ser paparicado por todas elas!

É exatamente o que está acontecendo! De uns tempos pra cá, esta inversão de valores começou a mudar por completo o mercado, sem que você percebesse. Primeiro foi o bombardeio da publicidade de massa em TV, rádios e outdoors, torrando verdadeiras fortunas por cada segundo da SUA atenção. Depois foram as pesquisas de opinião para descobrir o que VOCÊ precisa e a melhor forma de te agradar. Depois foram as estratégias de Marketing Direto para direcionar ofertas e informações especiais para VOCÊ... 

Hoje, esta competição acirrada começa a tomar proporções assustadoras! Em cada lugar que você vai, há um novo clube de vantagens oferecendo descontos, milhagem, premiações e até bônus em dinheiro! Se você abrir sua carteira, vai encontrar vários cartões de afinidade, cupons... enfim, tudo com o objetivo de chamar a SUA atenção e, o que é mais importante, fidelizar o SEU consumo!

São pilhas de malas-diretas na sua caixa postal, ações de telemarketing nas horas mais impróprias, fax promocional às 7 da manhã, propaganda no ônibus, no metrô, na padaria, na esquina, embaixo da porta, no prédio em frente, em cima do táxi, mensagem no pager, ímã de geladeira...

*** CHEGA!!!!!!!!!!!! No banheiro, não!!!! #$!#%@! ***
Dentro deste cenário competitivo, as empresas não poupam esforços para chamar a SUA atenção e invadem cada vez mais a SUA intimidade. Não há quem agüente tanta oferta! Tanta informação indesejável! É um tiroteio que só aumenta, confunde e irrita o consumidor! 

Hoje, chegamos à uma situação insuportável e, o que é pior, improdutiva para ambos os lados. Na maioria das vezes, já criamos filtros que ignoram qualquer mensagem, seja ela inútil ou importante. As empresas gastam cada vez mais dinheiro para terem menos resultados e nós estamos saturados de tanto ruído!

O que fazer? Fugir para o Nepal? Se esconder embaixo da cama?????!!!! Não! Isto não resolveria o problema. Somos consumidores e precisamos dos produtos dessas empresas. Mais que isto, precisamos perder cada vez menos tempo em nossas decisões de compra. Afinal, ninguém tem mais tempo a perder!

São milhões de empresas e bilhões de consumidores espalhados pelo mundo. Cada um com suas condições e necessidades específicas... Qual a probabilidade de um casamento perfeito? Como saber que um produto é ideal para VOCÊ? A resposta é simples: só VOCÊ pode responder!!! 

Por isso, não é mais a empresa que vai empurrar produtos goela abaixo do cliente. É o cliente quem vai escolher as empresas que deseja ouvir e com quais empresas deve se relacionar...

Sendo assim, é um erro colecionar todos os cupons de descontos e preencher todos os formulários de clubes, promoções etc... quando você faz isto sem critério, está se condenando a viver num verdadeiro caos!

Lembre-se: agora, é VOCÊ quem dá as cartas! VOCÊ é a estrela!!!

*** Quer sair comigo esta noite? ***
Não sei... talvez... será que vale a pena? Quem nunca recebeu este convite? Quem nunca se fez esta pergunta? Você já soube dizer “não”? O que aconteceu, quando disse “sim” sem pensar? Foi bom? Se arrependeu? Hummm...

É difícil e pode significar uma perda, mas saber dizer “não” é uma arte. Afinal, seja qual for a SUA resposta, trará conseqüências imediatas e futuras. Saiba antecipar o que está em jogo! Se tiver que esnobar, esnobe... se valer a pena, relaxe e aproveite!

No mercado atual, esta analogia funciona muito bem. Quando as empresas te oferecem flores (brindes, descontos, serviços grátis...) em troca de um beijinho inofensivo (telefone, endereço, e-mail...), na verdade, só querem a SUA simpatia e a permissão dos seus pais. Mais tarde, você será convidado para jantar uma, duas vezes... enfim, é melhor parar por aqui!

Parece brincadeira, mas não é! Estamos falando de Marketing de Relacionamento ou, como preferem os internautas, Marketing de Permissão. Nada menos do que TUDO para o marketing atual e futuro.

*** A Internet muda tudo! ***
Até aqui, não falamos nenhuma novidade. Basta ligar a televisão, ir a um supermercado ou abrir uma revista para perceber o que está acontecendo. Entretanto, se o objetivo das empresas é se aproximar e conhecer melhor os consumidores, para direcionar ofertas e campanhas personalizadas, aumentando seu interesse, conquistando sua fidelidade e um aumento progressivo nas vendas... como a Internet influencia tudo isso??!!! 

Você nem imagina! Se a Internet revoluciona os meios de comunicação e oferece o mais completo leque de recursos interativos, prepare-se! Todas querem conquistar VOCÊ!!!

Não é de espantar que tantas empresas ofereçam serviços grátis e promoções inusitadas na Web. O que elas querem em troca é apenas o SEU e-mail e o direito adquirido de conversar com VOCÊ. Mais que isto, elas querem a SUA amizade e a SUA “permissão” para que possam dar seqüência a um diálogo, conhecê-lo melhor e ajudá-lo em suas futuras compras! 

Hoje, o SEU cadastro pessoal e, principalmente, a SUA disponibilidade em ouvi-las, é o bem mais escasso do mercado. É o que há de mais valor... e este bem é SEU!

Portanto, só abra a SUA intimidade para as empresas que têm algo de valor para VOCÊ!

*** Quer casar comigo? ***
A primeira pessoa que escreveu sobre isto foi Seth Godin, um verdadeiro “fera” em marketing digital. Seu livro “Permission Marketing” (Marketing de Permissão, editora Campus, 2000), lançou uma bomba no meio publicitário e foi o que melhor traduziu a realidade que vivemos neste final de século.

Não vou me aprofundar muito no que ele escreveu, pois é técnico e destinado aos profissionais da área de marketing, mas os interessados podem entender melhor o futuro lendo este livro.

No fim das contas, o que importa para VOCÊ, consumidor, é perceber que as empresas sérias querem um relacionamento sério com VOCÊ. Por isso, não tenha medo e nem desconfie: “Se um desconhecido lhe oferecer flores”... isto é... isto é... Marketing de Permissão!

Para você ter uma idéia da força deste novo conceito, basta dizer que o site mais valioso do mundo — www.yahoo.com —, deve parte da sua riqueza à inteligência de Seth Godin, que teve sua empresa comprada pelo portal e hoje faz mágica com os milhões de usuários deste serviço. Você sabia???! Nada é por acaso...

Hoje, estão proliferando as comunidades, os boletins semanais por e-mail, os jogos interativos que acumulam pontos e oferecem prêmios na Internet... tudo com o único objetivo de colher informações e obter permissão para falar com VOCÊ! 

De posse desses dados, as empresas podem divulgar informações e publicidade direcionada a VOCÊ, selecionando as notícias que VOCÊ gostaria de ler e os produtos que podem interessá-lo. Isto poupa o seu tempo de pesquisa, gerando bons negócios e facilitando a SUA vida!!!

Sabendo como isto funciona, VOCÊ poderá escolher melhor os formulários que deve preencher e os dados que deve divulgar. Seja criterioso. Aprenda a jogar e não tenha medo de eleger suas preferidas...

Este casamento vale a pena! Acredite!!! 
 

COMO O MARKETING DE PERMISSÃO PODE FACILITAR A SUA VIDA
1 - Quando for se cadastrar em um novo serviço de Internet, preencha os dados corretamente. Você pode preservar seu endereço, telefone e outros dados privativos, mas deve ser cuidadoso ao divulgar os assuntos que mais lhe interessam. Com estes dados, o site irá selecionar as informações que mais interessam a você.

2 – Assine boletins relacionados aos assuntos que você gosta. Normalmente, estes boletins crescem formando uma comunidade, atraindo pessoas e empresas com os mesmos interesses que os seus.

3 – Seja atencioso quando for preencher um formulário. Normalmente há opção para não receber e-mails.

4 – Faça valer seus direitos. Se você não quiser mais receber e-mails sobre determinado assunto, avise. As empresas sérias não querem incomodá-lo!

5 – Acostume-se a ler a publicidade destes serviços. Elas foram escolhidas especialmente para você e podem conter alguma dica valiosa!

6 – Participe de programas de pontuação e prêmios. Existem sites que pagam até bônus em dinheiro para você navegar em suas páginas!

Resenha: "Permission Marketing" (Seth Godin)

Caro internauta, conceda-me um minuto de sua atenção.

A Internet mudou tudo. Se você ainda tem receio de acreditar nisso, está na hora de ler "Marketing de Permissão", de Seth Godin! 

Nesta obra, o autor desenvolveu mais que um livro, trata-se de um novo conceito de marketing, baseado nos recursos e nas novas condições de interatividade viabilizadas pela Internet. Um conjunto de técnicas capazes de identificar e oferecer exatamente o que cada cliente deseja, no momento mais oportuno e da forma que ele quer!

Considerado pela Business Week "o mais fantástico empreendedor da Era da Informação", Seth Godin foi fundador da Yoyodyne - pioneira em promoções e campanhas de mala-direta on-line - e vice-presidente de Marketing Direto da Yahoo!, simplesmente a maior empresa de Internet do planeta!

Em "Marketing de Permissão", Seth Godin explica como a publicidade tradicional "interrompe" e incomoda os consumidores, desviando atenção de uma forma que não surte mais efeito. Em contrapartida, apresenta argumentos inteligentes a favor de uma nova mentalidade empresarial, que tem como objetivo aproximar os clientes um do outro, em uma relação contínua de troca e valorização mútua. Com isso, são conquistados níveis de confiança, sobre os quais se desenvolvem ações comerciais direcionadas e relevantes!

Se você possui uma empresa e deseja extrair o máximo da Internet, este livro pode ser seu guia de sobrevivência. Para os demais interessados, "Marketing de Permissão" servirá como base de entendimento para um futuro cada vez mais presente em nossas vidas, explicando as razões para toda essa euforia da chamada "nova economia"! 

Veja por que o marketing mudou! Entenda as diferenças entre Marketing de Interrupção e Marketing de Permissão! Aprenda a transformar desconhecidos em amigos, e amigos em clientes! 

Para sobreviver no meio digital, você precisa investir em relacionamentos! 

(*) Sérgio Buaiz é publicitário, autor do livro "Marketing de Rede - A Fórmula da Liderança", consultor coligado ao Planeta Marketing e membro do conselho editorial da revista Vencer!. Ele postou esta mensagem na lista de debates sobre negócios Widebiz, hospedada pela empresa Widesoft, em 5/11/2000.