Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0011c018.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/16/00 13:33:38
BusManager controla anúncios em ônibus 

Nos últimos anos, os investimentos em mídia exterior têm se multiplicado por dez. Os anunciantes precisam cada vez mais de informações para avaliar os investimentos realizados neste tipo de mídia. Por isso, a Lamarca 3, empresa especializada em veiculação publicitária em ônibus, investiu no desenvolvimento do BusManager, um programa exclusivo para facilitar e otimizar a programação das campanhas.

Segundo Rogério Lamarca, sócio da empresa, "o BusManager avalia exatamente qual a quantidade de veículos necessários para atingir o público-alvo, mostra todas as ruas e itinerários de São Paulo, seleciona os logradouros, programa as linhas (não apenas da Lamarca, mas de todas as empresas do mercado) e apresenta a melhor programação possível.

Essa programação é realizada com base em diversas informações: potencial de consumo das regiões, volume de tráfego, perfil do usuário (faixa etária, classe social, poder aquisitivo, população feminina e masculina), distribuição por linhas, zonas, distritos, principais logradouros, corredores de tráfego, e também permite selecionar apenas roteiros por áreas de interesse, como centros de compras e hipermercados, entre outros. Com ele, prestamos consultoria aos nossos clientes, sem nenhum custo adicional", afirma.

Dados inéditos - O programa age como simulador/otimizador, oferecendo soluções e informações técnicas inéditas. Em poucos segundos, obtém-se resultados que demoravam horas para serem alcançados, e só eram possíveis através de pesquisas manuais em guias, com muito trabalho. Isto gera economia nos custos e amplia a abrangência da veiculação. É a primeira ferramenta para a mídia exterior que trabalha com os conceitos de alcance e freqüência: após a seleção das ruas, o cliente determina a quantidade de carros que deseja em cada uma e o programa acha a melhor combinação de linhas a serem utilizadas. 

A grande confiabilidade de seus resultados vem da sua base de dados, formada somente por dados oficiais. As principais fontes que alimentam o programa são IBGE, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans (empresa controladora do transporte coletivo de São Paulo), Brasil em Foco etc.

Tela do programa BusManager
Segundo seus criadores, o BusManager permite maior eficácia no trabalho de grandes anunciantes e agências de publicidade, fornecendo informações com conteúdo. "O grande diferencial é o volume de informações do geoprocessador do BusManager, que em minutos permite realizar a programação que, sem a utilização do programa, levaria de 2 a 4 dias entre cálculos, filtro e análise. Em nossa avaliação, programar com BusManager melhora a veiculação em pelo menos 30%" , afirma Júlio César de Almeida, supervisor de mídia Exterior do Centro Avançado de Mídia Gessy Lever (CAMGL). Para José Mucheroni, da McCann, "o BusManager oferece o que o mercado espera das empresas de veiculação em ônibus: domínio da informação".

Através do BusManager - o primeiro programa para programação de cartazes em ônibus do Brasil - a Lamarca 3 é a única empresa apta a auxiliar anunciante e agência na programação de uma maneira profissional. "Em uma cidade como São Paulo, com mais de 15 mil ônibus, isso é fundamental", lembram seus dirigentes.

Contatos com a empresa através da assessoria SûrPrèsse-C.