Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0011c011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/16/00 00:08:30
Para pensar... 

Maurício Macedo (*)
Colaborador

Um minuto de sua atenção lhe peço agora. Quem sou eu? Sou palavras, que ao serem lidas tornam-se uma voz imaginada dentro do seu cérebro. Sou também uma pessoa, que minutos, ou horas atrás, sentou-se em frente a um dispositivo com teclado e lhe enviou esta mensagem.

Você não me conhece. Não conhece a cor dos meus olhos, o tom de minha voz. Pouco sabe de mim que minha assinatura abaixo. Mas você me conhece sim, pois está em contato com minha parte mais importante: meu cérebro. Assim como eu estou agora em contato com o seu. E em nome deste elo que une nossos cérebros, peço um minuto de sua atenção. Pare para refletir por um minuto, em tudo o que você sabe. Tudo o que você viveu até aqui. Experiências que lhe tornaram esta pessoa em que você se tornou. Lições de vida, traumas, conhecimento.

Conhecimento. Esta palavra é importante. Conforme você foi adquirindo mais e mais deste tal conhecimento, seu caráter foi se moldando. Você é um banco de conhecimento. Se possui muito ou pouco, depende do seu interesse em relação a adquirir mais, dos fatores da vida. De qualquer forma, a cada dia que você vive, você aprende algo novo. E muda um pouco. Para melhor ou pior, depende. Do seu caráter. Do seu conhecimento já adquirido. 

Agora, tente imaginar 5 pessoas. Todas elas com estas imensas bagagens de conhecimento. Tente imaginar 50. Mil. 10 Mil. Um cidade. 1 milhão. Um país. 100 milhões. Um mundo. 10 bilhões. Cada um com a sua bagagem individual. Mas com muitos conhecimentos em comum. Outros únicos. Caráteres variados. Agora, imagine poder colher, de cada uma dessas pessoas, a sua melhor parte. Molda o seu caráter, a sua pessoa, sobre o conhecimento de todos. Compartilhar sua bagagem, e ter acesso à dos outros.

E isto é possível. Chama-se Internet. O meio está a cada dia mais disponível. Faltam ainda as ferramentas, mas alguém está trabalhando para isso, pode ter certeza. E logo, uma grande mudança ocorrerá. Em proporções que impossíveis de imaginar. Nossos cérebros todos ligados. Experiências compartilhadas. Caráteres alterados. E nos tornaremos melhores. A internet atual ainda parece distante desta visão? Sim. Mas avança mais e mais para ela a cada dia. E que tempos interessantes teremos a frente. Nós todos, juntos!

(*) Maurício Macedo é desenvolvedor de sites Web em Santos/SP e, desde julho de 1997, diretor da SmartMedia, tendo divulgado este artigo através da lista de debates sobre negócios Widebiz no dia 7/11/2000.