Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0007ccdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/18/00 10:42:04
JOGOS
Thief 2 - The Metal Age chega pela Greenleaf 

Como explicar o fato de que Garret, um dos personagens mais conhecidos pelos jogadores de todo o mundo, jamais foi visto por qualquer um deles? Na verdade, não poderia ser diferente quando se fala em um mestre na arte de se infiltrar em castelos e fortalezas. Aqueles que conheceram a primeira versão de Thief sabem que Garret é um homem praticamente comum, ao contrário dos típicos heróis dos jogos. Se ele receber um golpe certeiro de espada, morre na hora, como qualquer pessoa. 

Ele não possui força sobrenatural nem armaduras capazes de fazer flechas ricochetearem. Se ele atacar frontalmente dois guardas, será eliminado em um piscar de olhos. Sendo assim, o que o torna tão especial? A resposta a esta pergunta é justamente o que dá charme à série Thief, tornando-a uma verdadeira mania mundial: Garret é inteligente, sorrateiro e sabe utilizar como ninguém as sombras para não ser notado.

Enfoque diferente - Ao contrário de outros jogos de luta em primeira pessoa (first person shooters), Thief 2 - The Metal Age é categorizado como first person sneeker, ou seja, um jogo de visão em primeira pessoa (como nos jogos de tiro), mas com o enfoque direcionado à capacidade de Garret se camuflar no escuro e passar despercebido pelos guardas. 

Claro, ele possui uma espada, um arco e algumas flechas, mas Thief 2 - The Metal Age praticamente desencoraja o jogador a utilizá-los para matar os inimigos, contrariando o maior dogma dos jogos de tiro. Sua única saída é caminhar pelas sombras, sem ruído algum, e nocautear os guardas que estiverem em seu caminho com um porrete de metal. Prático, limpo e, principalmente, silencioso. Como Garret não foi treinado para ser guerreiro, os jogadores só devem usar o arco ou a espada em último caso, pois qualquer confronto armado coloca o herói em imediata desvantagem.

Trama - Nesta nova aventura, encontramos Garret em uma situação difícil. Sem dinheiro, com o aluguel atrasado e preso a um mundo oprimido pela lei dos poderosos, ele tenta sobreviver pegando trabalhos no estilo free-lancer. Algo muito errado está à sua volta, com a criação sucessiva de diversas engenhocas mecânicas que estão tomando conta do reino. Máquinas criadas para os mais variados fins, projetadas por cientistas despreocupados com o impacto negativo que elas podem causar na vida de pessoas que jamais sonharam em conviver com tais avanços em uma sociedade medieval. Muitas pessoas estão reclamando da poluição e da falta de metal disponível para seu trabalho. Uma conspiração paira sobre esta sociedade medieval que, a cada dia, torna-se mais surreal diante da presença das máquinas. 

A trama de Thief 2 - The Metal Age se desenrola cheia de mistérios. Garret, vai se envolvendo pouco a pouco na história, tornando-se, mais uma vez o grande herói. É curioso, mas mesmo quando ele está cuidando de sua vida e praticando seus furtos para pagar o aluguel atrasado, algo acaba cruzando seu caminho, levando-o a fazer algo benéfico a alguém que precisa de ajuda, tal como uma espécie de Robin Hood virtual. 

Será que estas monstruosidades de metal escondem alguma coisa maligna? Será que os constantes esforços das autoridades locais em manter a ordem não estão encobrindo algo de sinistro e ameaçador? Estas respostas somente serão desvendadas se o jogador conseguir conduzir Garret ao longo das 15 novas fases do jogo. 

Efeitos especiais - A Looking Glass, criadora do jogo, aprimorou o sistema central (engine), sugestivamente denominado Dark, para que este crie gráficos mais realistas e melhores efeitos especiais. As fases agora estão repletas de detalhes arquitetônicos que refletem o design medieval de Thief 2 - The Metal Age. Estátuas enfileiram-se pelos corredores enquanto belas obras de arte adornam as paredes, iluminadas pela luz bruxuleante das tochas incandescentes. Os personagens ganharam mais detalhes e melhores animações, tornando as eventuais lutas de espada ainda mais impressionantes. 

Mas, o detalhismo visual não foi apenas trabalhado para o deleite visual dos jogadores. A Looking Glass sabia que se o engine Dark pudesse trabalhar melhor os efeitos de sombra, criar fases maiores e com arquitetura mais complexa, a jogabilidade se tornaria mais envolvente e desafiadora que na primeira versão de Thief. De fato, afirma a Greenleaf, "Thief 2 - The Metal Age é maior, mais inteligente, desafiador e emocionante que seu antecessor. Um verdadeiro presente para os fãs da série e um título indispensável para quem nunca se aventurou ao lado de Garret pelas escuras fortalezas medievais."

Para completar o pacote, o mestre das infiltrações ganhou novos itens que o ajudarão em suas missões, como poções anti-gravitacionais, de invisibilidade, flechas especiais amarradas em cordas para permitir que Garret escale paredes e uma órbita mágica que revela as posições dos inimigos sem que o herói corra o risco de ser notado. Thief 2 - The Metal Age é um dos jogos mais celebrados de todos os tempos, segundo a Grenleaf, com mais de 300 mil unidades pré-vendidas nos Estados Unidos e destacado pela imprensa especializada (PC Gamer Editor's Choice, Game Worthy - C/Net, Gamers' Choice - PC Game Review e Editors' Choice  ComputerGamingWorld). 

Características - O jogo pode ser conhecido com mais detalhes em dois sites na Web, o da Greenleaf e o da Eidos Interactive. Os desenvolvedores apontam, como principais características: avançado sistema de inteligência artificial cria uma série de personagens que reagem adequadamente a presença de Garret, capazes de seguí-lo ao longo das fases, fugir ou acionar alarmes; efeitos atmosféricos realistas como chuva, neblina e neve; nova versão do engine Dark, que proporciona jogabilidade mais desafiadora e excelentes efeitos visuais; novas armas e 15 fases gigantescas para explorar. 

Com caixa e manual em português, requer PC com chip Pentium II 266 Mhz, Windows 95/98, 48 MB de RAM, leitor de CDs 4X, 250 MB livres no HD. É classificado como destinado a jogadores acima de 17 anos de idade, por conter cenas de sangue e violência animados.

Greenleaf - Voltada para o licenciamento e distribuição de jogos para PC, a Greenleaf foi fundada em 1987 e já produziu mais de 2 milhões de CD-ROMs. Ao longo de suas atividades, especializou-se no processo de tradução e adaptação de jogos em inglês para o mercado brasileiro. 

Sua estrutura conta um estúdio de dublagem interno, altamente equipado e supervisionado por engenheiros de som altamente especializados. Além disso, a empresa conta com uma equipe de artistas gráficos, tradutores e programadores empenhados em garantir a qualidade superior dos produtos que levam a marca Greenleaf. A empresa se destaca na luta contra a pirataria, fazendo parte da Associação das Empresas de Software (ABES). 

A Greenleaf distribui jogos de mais de 15 empresas de todo o mundo, destacando-se: Eidos Interactive, Take 2, 3DO, Interactive, GT Interactive, Bungie,
Empire e Gathering of Developers.