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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/16/00 18:42:16
Dona Escolástica e o fax

Mário Persona (*)
Colaborador

Etelvino Q. Brado é um empresário como muitos outros. Sua empresa sobrevive fornecendo para um grande fabricante de máquinas, cujos pedidos são aguardados com ansiedade pelo Modesto, seu gerente de vendas, e dona Escolástica, a fiel secretária. É essa estranha confraria que costuma se revezar em uma vigília ao redor do aparelho de fax quando os pedidos estão para chegar. Aliás, foi esse o último salto tecnológico da empresa para modernizar sua comunicação com clientes e fornecedores.

Para que a linha de montagem permaneça ativa e possa atender seu principal cliente, Etelvino depende de vários fornecedores de itens que vão de parafusos a chapas de aço. Os pedidos, enviados também por fax, são preparados pelo Anselmo, o gerente de compras. Ele gasta um bom tempo calculando e escrevendo à mão uma programação de entrega com quantidades exatas e enxutas para evitar estoques desnecessários. Dona Escolástica é quem datilografa tudo, passa para o Anselmo corrigir, e depois volta a datilografar a versão final antes de enviá-la por fax.

Aliás foi dona Escolástica quem fez a toalhinha de crochê que cobre o aparelho de fax quando não está sendo usado. No passado ela já fazia protetores de crochê para maçanetas de portas de geladeira, mas com os modernos puxadores o hobby acabou meio esquecido. Mas hoje a atenção de dona Escolástica está no fax sem a toalhinha. É que o principal cliente de Etelvino, e também seus fornecedores, estão em outras cidades, e os negócios dependem inteiramente do fax e do telefone. Pode-se dizer que a vida da empresa está por um fio - o fio do sistema de discagem direta à distância.

Silencioso - Salvo o ruído de um ou outro dominó que cai no chão, ou o sussurro de "Truco!", arriscado por um operário mais audacioso, hoje o silêncio reina na linha de produção parada. Até o Juvenal que simulava alguma atividade limpando sua área de trabalho achou melhor descansar. O torno já está mais limpo que o fogão de sua esposa. Não há componentes para completar o pedido que entrou na semana passada. 

As peças tiveram que ser encomendadas por Sedex devido a problemas com o interurbano, e isso atrasou tudo. Para piorar, o pedido do cliente, que deveria ter entrado ontem, não apareceu porque o fax anda muito quieto ultimamente. No escritório, o pessoal está em pé ao redor do aparelho, esperando por um sinal de vida. Só mesmo a total ausência de piadas revela que aquilo não é um velório.

O carteiro chega e entrega um telegrama para dona Escolástica. Ela lê, com voz trêmula, a mensagem que acaba de chegar do principal cliente: "FAVOR CANCELAR PEDIDO DA SEMANA PASSADA. NÃO PODEMOS MAIS ESPERAR. IMPOSSÍVEL ENVIAR PEDIDO DESTA SEMANA. INTERURBANO COM PROBLEMAS. FOMOS OBRIGADOS A USAR FORNECEDOR COM INTERNET. SAUDAÇÕES."

"INTERNET?!", exclamam todos com um misto de ignorância e espanto. Todos olham para Etelvino Q. Brado, enquanto este fita a foto amarelada do avô e fundador da fábrica na parede, tentando adivinhar o que a Internet tem a ver com indústrias.

Enquanto empresas como a de Etelvino vão desaparecendo na poeira dos séculos, a vida continua para quem descobriu que hoje o fluxo da produção depende como nunca do fluxo da informação. Com os problemas decorrentes das mudanças no DDD, interrompendo a comunicação por fax ou telefone de muitas empresas com seus clientes e fornecedores, muita gente está revisando seus processos de compra e venda. A crise no DDD fez com que o dinheiro trocasse de mãos. Enquanto algumas empresas perdiam terreno, outras abriam novas frentes de negócios graças à Internet. Até quem usava a Internet como lazer - como bóia de brinquedo - descobriu que foi graças a ela que a empresa não foi ao fundo.

Prioridade - Enquanto muita gente amargava perdas significativas, empresas como Xerox do Brasil, Freios Varga e outras igualmente preparadas provavam que investir em Internet é prioridade na era dos negócios digitais. Isto porque boa parte do relacionamento que essas empresas têm com seus fornecedores já é on-line, usando a Internet como rede e o browser como interface. Na outra ponta, dezenas de fornecedores, de clips a componentes eletrônicos, têm suas vendas asseguradas e suas linhas de produção em franca atividade mesmo quando não há interurbano ou fax. No frigir dos ovos, saíram fortalecidos aqueles gerentes de tecnologia da informação cujas investidas na Internet ainda são vistas com ceticismo pela maioria dos empresários.

Não será surpresa se depois do susto com o DDD assistirmos a uma corrida desesperada em busca de sistemas de e-business. As retardatárias estarão comprando micros e instalando acesso à Internet, enquanto as que já fizeram isso antes vão correr atrás de quem desenvolva um website para marcar sua presença na rede mundial. 

Algumas irão mais longe, contratando linhas privativas para garantir o acesso 24 horas à rede mundial. Mas estas ainda estarão um passo atrás das empresas que já integraram seus processos a sistemas que utilizam a Internet como rede de negócios. Nestas, a negociação com fornecedores, representantes e clientes já é on-line. São empresas que logo poderão se dar ao luxo de cobrir o fax com uma toalhinha. Aliás, é isso o que dona Escolástica pretende fazer de agora em diante para sobreviver - fabricar toalhinhas de crochê para aparelhos de fax.

(*) Mário Persona é diretor de comunicação da Widesoft, que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos via Internet. Artigo distribuído em julho de 1999, logo após os problemas com a mudança nos códigos de Discagem Direta à Distância (DDD) no Brasil.